CURIOSIDADES

Todos já vivenciaram situações singulares com personalidades, ou quase todos. Os anos passam, as pessoas notórias tornam-se menos notórias e a gente, à beira do abismo do tempo, não faz os devidos registros. Não interessa quem vai dar bola ou não para tais memórias, talvez, um dia, algum familiar. Vou assinalar algumas lembranças que me foram significativas. Se não souberem quem é quem, pouco importa, só quero deixar marcado. Em 1967, na École Pratique de Hautes Études de Paris, ajudei o grande antropólogo, estruturalista e sociólogo Claude Lévi-Strauss a ajeitar mesas e classes para sua aula, que assisti (bem mais de uma) embevecido. É uma curiosidade. Poucos anos depois, fui a um cinema em Porto Alegre com a grande Tereza Raquel e Paulo Autran, em temporada teatral por estas bandas: Tereza me dava pipoca na boca. Fui a um evento numa das ilhas do Guaíba, na casa de alguém conhecido, com João do Vale, compositor de CARCARÁ, que só tomava pinga e não curtia muito a “burguesia”. Fui a algumas festas em Porto Alegre com Paulinho Pontes, que viveu muitos anos com Bibi Ferreira, importante Diretor de Teatro, que morreu bem jovem. Voltando a 1967, em Paris, fui durante certo tempo relativamente próximo ao colega Marco Aurélio Garcia, Assessor de lula e Dilma, grande intelectual recentemente falecido, falo brevemente sobre isto no meu livro BRUMAS DE XANGRI-LÁ. Em Paris, tive contatos também com Raul Ryff, Secretário de Imprensa de João Goulart, que se encontrava no exílio, ainda em Hotel. Aliás, com outros colegas, almoçamos, aqui em Porto Alegre, na residência simples do General Argemiro de Assis Brasil, ex-Chefe da Casa Militar de João Goulart, também, então, nas sombras. São muitas coisas agora borbulhando, encerro narrando apenas estas situações banais, mas que, no seu tempo, pelos envolvidos, significavam alguma coisa. Para gente mais jovem, nem curiosidade é.