GRANDES EVENTOS EM GRAMADO

O mês de julho, tal como nos feriados de Páscoa, Festival do Cinema e Natal, especialmente, deixam a cidade apinhada de turistas de todos os quadrantes, difícil achar um local para estacionar o carro, filas nos restaurantes mais badalados e em todos os pontos destacados de lazer, que são muitos. Não é minha praia, eu “me incluo fora desta”, fico na sacada de meu apartamento, bebericando e lendo, e só frequento os bons locais “nos meus horários”, geralmente diferentes da grande maioria. É tudo meio agitado, mas, vejam bem, não houvesse isto seria praticamente igual a qualquer outra cidade interiorana, talvez somente mais bela e pitoresca, por sua paisagem e clima. Portanto, o movimento também oferece uma face positiva, estimulante. Se você é desavisado e quiser fazer tudo a que tem direito, nas datas nobres, poderá achar um lugar caro, mas não é bem assim, há múltiplas alternativas e o bom da região é o desfrute sereno em temporadas mais tranquilas. E o gasto é em reais. Ademais, há certos locais - bares, cafés, restaurantes – que você não encontrará em Porto Alegre ou em outras Capitais. Se houvesse, talvez custasse ainda mais, o que torna Gramado/Canela imperdíveis para um qualificado proveito. Por ser morador, curto bastante a alternativa do “delivery” para receber parentes e amigos em casa, com fogo na lareira, a preços interessantes e serviços eficientes. Enfim, a menos de duas horas da Capital (nos horários adequados de viagem), é possível um passeio ao Primeiro Mundo, com parentes, amigos, crianças, cachorros e papagaio. Sou suspeito, desde jovem aprecio e procuro a região da serra. Paisagem e temperatura europeias, pessoas de todo o país e do exterior, tem-se um visual magnífico. A cidade é limpa, segura, simpática, os motoristas respeitam as faixas de segurança para a travessia de pedestres, os serviços costumam funcionar bem, mas, é claro, há muito marketing e se você quiser criticar poderá sempre encontrar brechas e pretextos, como em tudo. Só não podem esquecer de que as coisas nunca são fáceis em determinadas datas, porque, aí, "o bicho pega" mesmo. A Páscoa é um destes períodos complicados para quem somente busca tranquilidade e conforto. É tempo de paciência. Prefiro outras datas, mas é quando dá pra reunir parte da família e de amigos geralmente ocupados em outras ocasiões. Vou ser bem franco, eu não gosto muito do fondue de queijo da região, há pratos bem melhores e difíceis de se apreciar com tanto prazer em outras plagas, mas os turistas gostam. Nunca pensei que teria de dar informações em espanhol ou inglês no interior do Rio Grande do Sul, mas aconteceu mais de vez. Sexta-feira próxima, lá estarei, com a mulher, filha, genro, neto e vizinhos amigos. Vou fazer também um descanso de internet e poupá-los de tantos textos. Ainda não renovei minha CNH, nem por isto sou um melhor ou pior motorista.