OS ENSINAMENTOS DE MEU PAI E DE MINHA MÃE.
OS ENSINAMENTOS DE MEU PAI E DE MINHA MÃE.
Não digas tudo o que sabes,
Não faças tudo o que podes.
( Provérbio Árabe )
Meu pai, um bom homem quase analfabeto, faleceu aos 79 anos de idade. Durante sua juventude trabalhou e trabalhou muito, sendo inclusive operário da Serraria IMAPEBRA, na década de 1960, em Governador Valadares/MG. Ele criou e educou 5 filhos e 5 filhas.
Àquela época a cidade era ainda desconhecida e um dos seus nomes era ¨Porto das Canoas¨, porque as toras de madeira ( árvores cortadas) desciam o Rio Doce para abastecer as Serrarias da cidade, e, eram retiradas do Rio pelos Operários das mesmas.
Hoje as Serrarias de madeiras não existem mais. E as árvores cortadas não foram replantadas. Valadares é conhecida quase que mundialmente, cresceu populacionalmente, é a capital brasileira do voo livre e no verão chega a 40 graus centígrados.
Àquela época ainda havia muito mato nas cercanias de GV. Meu pai gostava de criar passarinhos. Um dia ele me falou:
- Meu filho, passarinho na muda ( troca de penas ) não canta.
Minha santa mãezinha costurava as roupas dos filhos e refinava ¨mica¨ ( malacacheta ), para ajudar no orçamento doméstico. Eu estudava, jogava bola, brincava e depois mais velho, vendia pipoca nas portas da Igreja Católica e dentro dos campos de futebol amador da cidade. Joguei futebol até os 19 anos de idade. Depois segui meu caminho na vida ao qual o destino me reservou.
Minha mãe ainda é viva. E em uma das visitas que lhe fiz ela me disse:
- Meu filho, quem está no bom está calado. Quem está no ruim está danado. Carinhosamente sussurrou ao meu ouvido: Tenha juízo.
Até hoje quando ligo para ela peço-lhe a bênção. Afinal, mãe é mãe!
Acho que eles têm razão.
F I M.