Baseado na Wikipedia, deputado propõe lei para MMA virar patrimônio cultural

 
 
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer transformar os gladiadores do MMA em "patrimônio esportivo e cultural  do Brasil". A ideia foi apresentada este ano pelo deputado Ronaldo Martins, do PRB do Ceará,  que é pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

De acordo com o Art. 216 da Constituição, são patrimônios culturais brasileiros "os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos da sociedade brasileira...".
 
O Olhar Olímpico ( A Folha ) procurou o deputado para entender a proposta, mas o chefe de gabinete dele afirmou que só o assessor Euller Barbosa conhecia o projeto e poderia falar a respeito.

No caso do projeto de Martins, chama atenção o fato de que a "Justificação" ou teor de todo Projeto de lei é, em sua maior parte, uma cópia do verbete "MMA" da Wikipedia. Trechos inteiros foram copiados e endossados no teor do Projeto.

O assessor do deputado, Euller Barbosa, acabou assumindo a responsabilidade da transcrição da Wikipedia, desculpando-se, dizendo que "a enciclopédia é uma referência cultural."
José Kappel e A Folha e Olhar Digital
Enviado por José Kappel em 08/05/2017
Reeditado em 12/05/2017
Código do texto: T5993035
Classificação de conteúdo: seguro