SEMENTE CENTENÁRIA 21ª PARTE
A FUNDAÇÃO DA CAIXA ESCOLAR
Aos onze de junho de 1961, cricrou-se a caixa escolar da escola Rural Reunida Professor Plínio Mota, com o objetivo de favorecer as crianças carentes da comunidade que frequentavam as aulas.
Participaram deste ato a diretora, professoras, o inspetor escolar e o senhor Olímpio Morais filho, coletor estadual, que orientou os trabalhos na realização do objetivo de sua criação.
Por aclamação e com o apoio de todos os presentes, foi escolhido o nome do Dr.Oscar Dias Correia como patrono da referida caixa. Na sequência elegeu-se sua primeira diretoria assim constituída: presidentes de honra: Guilhermino Rodrigues da Costa, o fundador da escola, professor Geraldo Majela de Melo Santos, Dr. José de Paula Marques Gontijo, Pedro Baga do Couto, José Rodrigues da Costa, e Olímpio Morais Filho.
Para presidente executivo: o escrivão Pedro Braga do Couto,
Vice- presidente: Elídio Rodrigues da Costa
1ª secretária: Alzira de Oliveira Barbosa, diretora da escola.
2ª secretária: Guiomar Maria de Mendonça, professora
1ª tesoureira: Teresinha Maria de Freitas, professora
2ª Tesoureira: Maria Luzia de Azevedo Santos, professora
Colaboradoras para arrecadação de recursos foram designadas as professoras: Guiomar Maria de Mendonça, Valdezira de Oliveira Morais e Terezinha Rosado Resende.
Para concretizar a criação da mencionada caixa escolar foi lavrado uma ata, assinada pelas autoridades presentes e demais participantes do evento.
Alguns anos mais tarde a caixa escolar passou a atuar com o nome de “CAIXA ESCOLAR MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA.” Se me perguntarem se é justa a troca de nomes; eu direi ser justíssima, Maria da Conceição, conhecida como Dona Neném, foi uma excelente professora, talvez a mais injustiçada entre as vítimas das perseguições ocasionadas pelas rixas da política no passado, embora fora Dona Neném um poço de humildade e virtudes.
Atualmente não havendo mais uma carência tão grande como ocorreu no passado, cujo objetivo da caixa era socorrer os filhos dos menos favorecidos, sua função é administrar as verbas repassadas pelo poder público, destinadas à escola, para serem gastas no orçamento com a merenda escolar, limpeza e outras despesas no dia a dia da instituição.
Isto não significa que ela dispensa as doações, que serão sempre bem vindas. Está apta a receber o excesso de legumes e frutas em bom estado para consumo. Aliás. Fica registrado aqui o meu recado, aos senhores fazendeiros e sitiantes: ao invés de deixar perder essa parte de sua produção na propriedade, faça uma doação desta sobra, ela tem um valor imensurável na merenda escolar.
Atitudes como essa na fundação da caixa escolar, nos mostram o esforço e a dedicação de nossos conterrâneos, em sua maioria já falecida. Embora enfrentando uma série de adversidades, desempenharam um papel fundamental para o bem comum de nossa sociedade com o objetivo de nos proporcionar um futuro promissor, através da educação. Que isso nos sirva de exemplo, para que espelhados nestes heróis do passado façamos também nossa parte na sociedade em que vivemos.
( Foto: Predio atual da eescola Mria Guerra)