A Morte Mora ao Lado
 
Todos os meios de comunicação, em todo mundo, paralisaram seus trabalhos rotineiros quando uma bomba explodiu em um metrô de São Petesburgo matando 11 pessoas e ferindo mais de 40.

Todas as televisões em todo o mundo se deslocaram para lá. O mundo ficou em alerta. As ruas de São Petersburgo - que é a segunda maior cidade da Rússia - foram  tomadas por centenas de policiais e a população civil foi aconselhada a não sair de casa.

A grande maioria dos governantes do mundo enviou condolências ao presidente Vladimir Putin . Flores foram espalhadas por todo local, enquanto o povo sentia a dor da perda.
 
As redes sociais lotaram de mensagens de apoio ao drama do povo russo. Mais tarde um grupo terrorista assumiu o atentado.
 
Mas,

No Rio de Janeiro, neste ano, morreram mais de 50 policiais em combate com bandidos e traficantes.
Não li  nos jornais e televisões menhuma mensagem de solidariedade às famílias dos mortos.
Os jornais estamparam apenas notas isoladas ou diminutas.
 
Hoje, (5 de abril de 2017) em São Paulo , 2 homens, em uma moto, chegaram metralhando todos que estavam em um bar na rua Antônio Sérgio de Matos, que fica no Conjunto Habitacional Jova Rural, no bairro de Jacanã
Resultado - 9 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
 
Não vi até agora nenhum chefe de Estado de manifestar. Os jornais noticiaram em pequenas notas. Nenhuma rede de televisão deixou sua rotina de lado para noticiar continuamente o fato.No exterior o fato foi noticiado com timidez.

Alguns jornais noticiam o fato em manchetes doloridas e certamente, à tarde e à noite, todos tomem consciência da tragédia. Mas amanhã, as manchetes serão de futebol e das trapalhadas de Temer e as investigações da Lava-jato.

As ruas, próximas ao atentado não foram invadidas por policiais. O governo até agora não se manifestou. A Secretaria de Segurança de São Paulo disse que ia abrir um inquérito para apurar os fatos.
 
Os dois casos se entrelaçam.
 
Mas não sei explicar o que ocorre com a gente.
 
Posso estar errado. Mas será que 10 mortos no Brasil não seriam tão gritantes  do que 10 na Rússia ?
 
Infelizmente, estamos falando da tragédia humana. Aqui ou lá, o espelho de sangue é o mesmo.

 
José Kappel
Enviado por José Kappel em 07/04/2017
Código do texto: T5963955
Classificação de conteúdo: seguro