O Ano da Reviravolta
O governo colombiano fechou um acordo de paz com a guerrilha, e não só ele como a comunidade internacional esperavam que o povo aprovasse o acordo através de um plebiscito: o povo disse não. A decepção foi geral. A Inglaterra ensaiou sua saída da união européia e o mundo esperava que o povo inglês em plebiscito dissesse não a separação, o povo disse sim. O Primeiro Ministro Tony Blair renunciou. Agora, o mundo torceu pela candidata Hillary Clinton, todas as pesquisas lhe davam vantagem: ganhou Donald Trump.
Os Estados Unidos da America tem agora, um governo totalmente conservador. Presi-dente, Câmara dos Deputados, Senado e maioria da Suprema Corte todos do partido Republi-cano. Isso corresponde a um barril de pólvora junto a uma fogueira. Se num governo Democrata os policiais já matavam os negro pelo simples fato de serem negro, imaginem só o que vai ser daqui por diante. Provavelmente vamos ter a versão século vinte e um do Ku Klux Klan *. Quem não for sangue azul da gema, prepare o lombo, os raivosos e preconceituosos brancos americano vão deitar e rolar. Quem for vivo verá.
*Ku Klux Klan: Movimento de segregação Americano, cujos membros no passado usavam um capuz, uma tocha de fogo e uma espingarda, sempre em grupos e na calada das noite, matando quem não fosse branco e se apoderando suas terras e pertences.