As melhores aulas de português a gente aprende na escola da vida.
Quando eu era garoto, havia determinadas expressões que ao ouvir me deixavam pensativo e algumas, até hoje, ainda, me fazem refletir. Certamente você também já deve ter ouvido tais dizeres. Um que eu ficava era hora pensando e demorou bastante para entender foi quando alguém dizia, “vá tomar aonde as patas não têm pena”. Eu pensava que as pobres das patinhas eram desprovidas de tal sentimento e eram umas patas muito más. Patas malvadas! Hoje, todo mundo sabe o que é. Ou alguém ainda tem alguma dúvida?
Geralmente estas expressões surgem quando a pessoa está bastante enfezada e não aguenta mais um menino danado, por exemplo, “meu filho vá ver se eu estou na esquina, vá”! Mas como, se eu estava vendo a pessoas ali, qual a necessidade de eu ir ver se ela estava na esquina. Então eu observava se estava próxima à quina da mesa ou no canto da casa e dizia “tá não”. “Então vá para a baixa da égua”, seu menino danado! Naquele tempo eu só conhecia a Baixa do Meio, que fica próximo ao bairro Saborá. A Goela da cobra, no bairro Capelinha, mas não sabia onde ficava esse lugar, “baixa da égua”.
Às vezes, ouvindo a conversa dos adultos, ouvia expressões que pareciam do estrangeiro “esse filho da puta não vale o que a gata enterra”. Eu criança, viajava no mundo dos significados e pensava, a mãe desse cara deve ser pobre, mas o filho dela tem umas moedas da Inglaterra. É rico o infeliz! A gata até enterra o dinheiro que ele tem. Aí outro dizia, “não vale uma pinga de dez”, e eu ficava lá pensando, pois deve valer muito mais, porque uma pinga de dez só dava para cobrir o fundo do copo.
E quando alguém mandava ir tomar no caneco, “vá tomar no caneco, vá”! É sem dúvidas uma expressão muito antiga do tempo dos canecos de sola, mas mesmo nos tempos atuais, ditos modernos, muita gente ainda manda os outros irem “tomar no caneco”, que, acredito, equivale a ir tomar café em um copo de alumínio, não é isso mesmo?
Se eu fosse aqui colocar todas as magníficas expressões ditas e citadas por esse povo que ouço falar, certamente passaria um bom tempo escrevendo. Coloquei apenas as que eu consegui lembrar. Agora, faça uma reflexão e lembre as expressões do seu tempo e descubra como os significados são ricos e educativos.
Pedro Barros.