No que acreditam os tolos?
Tolo o que acredita que ordem e hierarquia significam que o filho do doutor e do operário vão ter o mesmo tratamento pela polícia e pelas autoridades.
Tolo o que acredita que a lei se aplicará tanto ao pobre quanto ao rico. Que acredita que o juiz julgará o mesmo crime e punirá da mesma forma tanto um quanto o outro.
Tolo o que acha que ao seu filho é dadas as mesmas oportunidades que são dadas aos filhos dos ricos. Aquele que não vê que a riqueza e a pobreza fazem a diferença nos destinos, que aceita que o filho de doutor seja tratado com mais respeito que o próprio filho.
Tolo o que acha que a sociedade dá a cada um o que merece. Tolo o que acha que as pessoas se matam para acumular riquezas sem que esta signifique antes de tudo privilégios e desigualdades.
Tolo o que acredita que a riqueza de um homem o torna mais digno e merecedor de respeito do que outros. O que acredita que nem ele e nem seu filho merecem uma boa escola e boa assistência a saúde por que são pobres.
Tolo o que acha que merece ser tratado como lixo por servidores públicos e os maiorais de suas cidade, por que acha que valha pouco por que não tem a posição que estes possuem. Tolo o que acha que foi somente o mérito que garantiu a estas pessoas o respeito e a riqueza que possuem, enquanto a própria pobreza se explica pelo seu fracasso.
Tolo mais ainda é o que sabe disto tudo e ainda contribui nas eleições, nas suas posições políticas e atitudes com esta ordem que não é feita para ele. Que não percebe que a única forma de existência concebida para ele é de engrenagem na máquina que alimenta os privilégios e riquezas de uma minoria.
Tolo o que cria seu filho para ocupar este lugar tão miserável na sociedade, que não percebe que entalha para os poderosos a peça que irá lhe repor na máquina desumana e alimentada por enganos.
Tolo o que se vale de ilusões para sustentar a mentira e alimentar a miséria em que ele e a maioria das pessoas vivem e resumem suas existências.