A Chegada de um Ateu no Céu
Ao chegar no Céu o ateu se surpreendeu, a rima foi acidental, viu anjos, viu almas de pessoas famosas e outras nem tanto assim. Estavam felizes conversando descontraidamente sem o peso da vivência terrena, seus dramas e preocupações.
Era até uma visão bonita a que ele tinha do lugar. Ainda confuso pensava em como num momento estava trabalhando e no outro estava naquele lugar. Chegou a duvidar se estava realmente morto, mas ao ver anjos e pessoas de branco, aquele climão de paz e amor, não teve tanta dúvida.
De repente a ficha caiu. Ele era um ateu! E o que ele estava fazendo ali então? Um anjo então veio conversar com ele. Perguntou se realmente tinha morrido e como saber se não era um sonho. O anjo mostrou seu corpo sendo chorado pelos colegas, funeral e própria ausência da matéria que o constituía.
O ateu que havia se conformado com a mortalidade da existência e finitude de sua vida se viu em apuros. O anjo começou a lembrar-lhe de como zombava dos outros religiosos e das diversas acusações que lançava sobre a igreja.
O anjo lhe avisou que estava ali pra ser julgado e logo seria enviado para o inferno. Procedeu então a sua defesa, cujo relato descreveremos abaixo:
Se meu crime é não acreditar em Deus e supondo que este pecado não é um pecado qualquer senão não justificaria que muitos mais pecadores que eu não fossem absolvidos.
Aliás é fartamente concedido perdões ainda em vida para aqueles, que apesar do inúmeros e graves pecados venham se arrepender.
Digo que tais pessoas foram mais ateias do que eu. Por que se eu não acreditei na figura, ainda zelei pelos seus princípios como o amor ao próximo e a prática do bem. Se não acreditei no criador, acreditei em seus princípios. Mas muitos que estão ainda vivos, acreditam na figura mas não acreditam nos seus princípios.
Precisam se encher de temores e culpas para lhe obedecer. Muitos acreditam por medida de segurança, acreditando que Deus não perceberia tal malandragem.
Deus lhes disse para amar uns aos outros, no entanto semeiam ódio e cultivam guerras em seu nome. Deus lhes disse seja sim sim e seu não não. No entanto mentem, se corrompem e enganam o povo.
São líderes são manipuladores, mentirosos e incompetentes. Tentam pregar seus preconceitos disfarçados de palavra e mandamento de Deus. Veja bem, disfarçam suas vontades e interesses em vontade de Deus para obter vantagens e colaboração do povo.
Estes líderes realmente acreditam em Deus? Se acreditassem usariam seu nome de forma tão leviana? Se atreveriam em pregar seus preceitos como se os de Deus fossem?
Conheci Deus através da boca destes líderes que são como pulgas sobre a Terra. Se eu os seguisse, não seguiria Deus mas seus falsos e falhos ensinamentos. Não acreditaria em Deus, mas em falsos deuses criados por homens desonestos e doentes.
Acreditaria em preconceitos e mentiras de homens como se fossem a verdade sobre Deus? Lá embaixo estão matando, discriminando, agredindo e dividindo pessoas em seu nome. Creio que não o conhecem e não seja a sua vontade o que fazem.
***
Como poderia saber o homem qual a vontade de Deus? Como poderia o homem saber o que é Deus? Chamaria de sábio o homem que aconselha com bandidos e lhe pede ajuda com seus negócios?
Chamaria sábio o homem que se instruísse sobre a vontade de Deus com charlatões, mentirosos e gananciosos? Confiaria em líderes que fossem contraditórios dizendo uma coisa e fazendo outra?
Como poderia o homem confiar no próprio homem?
Então recorri aos meus princípios mais caros e vivi acreditando neles, mesmo sabendo que nada receberia na eternidade pelos mesmos. Mesmo sem o temor de castigo caso os desobedecesse. E hoje descobri que realmente foram criados por ti.
Diante dos fatos apresentados, lhe pergunto quem mais te amou? O que amou seus princípios, que de tão preciosos se dispôs a condenar os que os negassem? Ou que acreditou na sua existência mas nunca compreendeu seus princípios?
Quem lhe seria mais descrente, o que tendo certeza de sua existência, ainda zomba e despreza seus preceitos? Ou que mesmo não tendo certeza segue seus princípios?
Se teus princípios fossem tão pouco valiosos, não dependeria deles nossa salvação. Não faria sentido nos punir terrivelmente com base em princípios pouco importante pra vós.
Quem demostra maior amor? Aquele que ama uma obra de arte sem conhecer o autor ou aquele que conhece a fama do autor e finge gostar para não se mostrar ignorante?
***
Me levaria a sério caso eu tivesse acreditado simplesmente por precaução?
Se eu seguisse suas ordens, ou que muitos charlatões julgam ser suas ordens, sem compreender seus princípios, em que eu seria diferente dos animais ou de um robô programado?
Se eu considerasse que Deus significa fanatismo e irracionalidade e acreditasse neste Deus, alguém que lhe conhecendo como estes anjos o conhecem diria que eu sou um crente verdadeiro?