FESTIVIDADES MARCAM O DIA DO IMIGRANTE ITALIANO EM PROMISSÃO

A tradicional Festa de Santo Antônio di Padova, evento do Calendário Oficial do Estado de São Paulo, considerado o “Dia do Imigrante Italiano”, aconteceu em Promissão, no último dia 12 de junho, comemorando os 98 Anos da Colonização Italiana no Bairro Cabeceira dos Patos.

Os alegres dobrados executados pela Corporação Musical “Maestro Ângelo Buzinaro” de Guaiçara, do alto do coreto da Praça “Brasil-Itália”, deram início ao clima festivo que a todos contagiava.

Ao som dos Hinos Nacionais Brasileiro e Italiano, principiou-se a celebração litúrgica. A Missa, oficiada pelo Vigário Paroquial, Pe. Matheus Ferreira, foi abrilhantada pelo Coral “Renascer” de Rinópolis, continuando o Tríduo Preparatório ao Centenário, com o tema: “O legado da Imigração Italiana – o valor do Trabalho”.

No momento do ofertório, várias famílias conduziram ao Altar objetos históricos, simbolizando o trabalho dos pioneiros na formação da comunidade ítalo-brasileira.

Ao término, Valcir Mastellini leu a Mensagem Augural, especialmente enviada pelo Ministro Michele Pala, Cônsul Geral da Itália em São Paulo. O Prof. José Augusto Borgo agradeceu a participação e o apoio recebido ao longo dos 20 anos de atuação da Comissão Representativa junto à comunidade.

O andor com a imagem do Padroeiro foi conduzida em Procissão, ladeada pelos pavilhões do Brasil e da Itália. Retornando à Capela, todos rezaram a oração do Tríduo e entoaram o hino “Santo Antonio io videgno”, cantado em dialeto vêneto, acompanhado pelo acordeon da Profª Ivete Carvalheira.

Após a bênção, o quadro de Santo Antonio foi erguido no mastro, sob intensos aplausos e vivas dos presentes.

No salão, a confraternização anual proporcionou às famílias momentos de alegria, participando das rodadas da roleta “Catarina”, provando os deliciosos pratos típicos das festas juninas, com a animação de Luciano da Sanfona, artista popular de renome na região.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 13/06/2016
Código do texto: T5666129
Classificação de conteúdo: seguro