Existe algo por trás dos surtos da natureza?

Eram dois homens de meia idade, com filhos adolescentes. O primeiro chamaremos de João. O segundo, José. João teve aquela história de vida que toda sogra sonha para seu genro: estudou bastante, fez boa faculdade, fez carreira profissional ascendente e hoje está bem posicionado numa empresa, é querido pelos colegas e subalternos, ganha bem e usufrui bastante das férias em família com viagens inesquecíveis. Tem saúde ótima e frequenta a igreja com alegria e devoção. Já o João é a escória da sociedade. Foi expulso de várias escolas e acabou desistindo de estudar e foi trabalhar bem garoto, desenvolvendo atividades explicitamente ilícitas: vendia produtos falsificados do Paraguai, intermediava negócios que eram na verdade grandes arapucas, vendia o que não tinha e enganava quem podia e quem não podia. Não casou, se juntou e desjuntou várias vezes. Também tem dois filhos adolescentes, nunca botou os pés numa igreja e a saúde vira e mexe dá sinais que não está aguentando o tranco do dia a dia. Seus conhecidos não o suportam pelo seu caráter egoísta. Apesar disso, ganhou um bom dinheiro com seus rolos. O destino fez com que ambos se tornassem vizinhos num condomínio de bom padrão no distrito de Sousas, em Campinas, SP. Não se conhecem e um mal sabe do outro. Na madrugada de sábado, um forte temporal, com suspeita de ter sido até um tornado, castigou a região em que moram, botando grande parte das duas casas abaixo, ficando praticamente só a estrutura. Pode ter sido só um surto da natureza que, enfurecida, elegeu aquele pedaço de terra pra cuspir toda sua ânsia destrutiva, como ocorreu com outros exemplos de "fenômenos naturais". E se não foi só isso? E se existe mesmo um Deus na mesa de controle do universo fazendo o que entende por certo, por justo, por devido? E nisso existe até a punição pelas "maldades" cometidas, através de castigos que vão desde uma leve topada na quina da mesa até morrer no Titanic depois de um banquete memorável. Assim o que acontece deixa de ser mero evento isolado para tornar-se parte de uma engrenagem maior, onde tudo - literalmente tudo - está interligado. Se isto fizer algum sentido, porque João e José viraram farinhas do mesmo saco? Enquanto um deveria ir direto para o céu, o outro deveria passar a eternidade ardendo nas fornalhas do inferno, sendo espetado pelo tridente do demo a cada meio segundo. Às vezes penso se é melhor acreditar que as coisas acontecem por estratégia divina ou tudo é mero fato isolado, aconteceu e pronto. Se é melhor ser João ou José, ou se isso não faz a menor diferença para o final da nossa história.

------------------------------------------

visite o meu site www.vidaescrita.com.br

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 06/06/2016
Reeditado em 06/06/2016
Código do texto: T5658811
Classificação de conteúdo: seguro