Conversando com o Chefe

Meu digníssimo chefe

Gostaria de conversar com todo respeito com o senhor. Sei de sua autoridade e responsabilidade. Sei de suas posições contra o atual governo, quer impeachment e acabar com a bandalheira.

Sei que pelas minhas posições me toma apressadamente como comunista. Não vamos falar das nossas diferenças, vamos falar do que temos de comum que é nosso país.

Sei que tu és um homem de posição e tem muitos sobre seu comando. A hierarquia é importante sim, não nego. Mas vamos sentar agora, de igual pra igual e falar como cidadãos e não como chefe e subalterno.

O chefe precisa entender que vivemos num Estado de Direito e que não dá pra tirar governos só por força de oposição e discordância. O Chefe precisa entender que a corrupção continuará a ser combatida, a mobilização nas ruas mostra que não já não somos mais tão ingênuos.

Mas não será combatida se deixar grupos tão ou mais corruptos se valerem deste momento crítico para chegar ao poder sem eleição. Se o chefe lembra de outros governos, vai saber muito bem que tivemos em situação de crise e desemprego bem piores e superamos.

O chefe deve lembrar que não estamos implorando e nem se humilhando diante do FMI pra conseguir ajuda financeira. Temos uma grande reserva financeira, diferentes do tempo do patrão que mandava engavetar.

Gostaria de lembrar o chefe, que mais de 10 governadores se encontraram nas situações de pedaladas fiscais e duvido que vão ser afastados por isto. Deve considerar que estas pedaladas não foram para desviar dinheiro mas para manter os programas sociais.

Creio que o chefe deve considerar também, que no início do atual governo, houve sim uma tentativa de ajuste fiscal e vou explicar para o senhor por que não deu certo:

A Dilma no início do seu segundo mandato nomeou um ministro com o perfil apropriado para os ajustes que se faziam necessários. Embora muito competente este enfrentou a oposição inconsequente de Eduardo Cunha e PSDB que eram contra os cortes propostos.

Não que eles tivessem alguma preocupação com os afetados, mas que queriam dificultar o máximo a governabilidade para que chegássemos ao contexto propício ao impeachment.

Parte considerável do PT e sua militância torceu o nariz para o corte e enfraqueceu o poder da presidente. Parte por desconhecimento mesmo da nossa situação fiscal e outra parte sentir que estes cortes implicariam em extinção de cargos comissionados e recursos gerenciados.

Vamos ser sinceros chefe, o senhor mesmo viu um monte de gente reclamando do preço da gasolina, se a presidente tivesse deixado o preço da gasolina acompanhar o mercado a Petrobrás não estaria hoje com as dificuldades em que se encontra.

Eu sei chefe, houve muito desvio, é o maior caso de corrupção da nossa história. Mas pô chefe, esta gente que quer salvar o Brasil foi um dos mais envolvidos no esquema. Eles sabia do que estava acontecendo, participaram do esquema, e deixaram a Petrobrás ser prejudicada. Agora querem falar em salvar o país da crise!

Chefe, tudo que a maioria dos brasileiros sabem sobre seu país e o mundo vem por meio de um canal de televisão. Que mostra parcialmente a verdade das coisas e que também tem histórico de distorcer informações para favorecer seus prediletos.

Com todo respeito chefe, vamos parar de maniqueísmo. Temos família, temos nossos empregos, nunca roubamos de ninguém e damos duro pra ganhar alguma merreca. Vamos pedir novas eleições gerais? Uma nova constituinte.

A guerra fria acabou chefe. Acha mesmo que são comunistas? Os bancos nunca lucraram tanto neste país. A guerra fria acabou chefe! Nosso inimigo agora são uma casta imunda que se espalha por todos os partidos e cargos.

Esta gente que quer chegar ao poder são lobistas disfarçados de homens públicos. Pra eles não existe sociedade, existe mercado.

Chefe, sabemos que muitas pessoas estão completamente alheias a verdade sobre estes acontecimentos. São crianças fantasiando monstros sem entenderem ao certo o que está em jogo. A história nos absolverá da nossa omissão? Temos o mesmo direito que os ignorantes de meter os pés pelas mãos, ao invés de alertá-los e decidir pelo certo?

Desculpe o desabafo chefe! Apelo para o que temos ainda de melhor que é bom senso.

Até mais!

Wendel Alves Damasceno
Enviado por Wendel Alves Damasceno em 31/03/2016
Reeditado em 31/03/2016
Código do texto: T5590949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.