O que é certo, o que é errado???
Ontem passeando com minha cachorrinha Mel, encontrei numa esquina duas integrantes das Testemunhas de Jeová, ao lado de um carrinho com publicações da sua Associação (não são igreja) para quem se interessar levar para casa. Começamos a conversar, disse para as moças que era escritor de biografias e perguntei o que faziam da vida. Uma delas disse que trabalhava para uma indústria farmacêutica e visitava médicos regularmente, com objetivo de estimular que prescrevam seus produtos aos pacientes. Sei que é praxe neste universo, dar certos "agrados" aos doutores, para que lembrem sempre de determinados medicamentos. A moça disse que tinha uma verba para este fim, que utilizava para custear inscrição em congressos, passagens aéreas, hospedagem... Questionei até que ponto isto não se configurava como prática de ética duvidosa, já que, de forma ou outra, estaria "comprando" o médico. E até que ponto isso não contradizia com os princípios expressos pela sua Associação, que mantinha a honestidade como pilar básico de conduta. A moça ficou meio sem jeito e argumentou que estava dentro da lei, sendo a prática disseminada pelas indústrias de medicamentos desde sempre. Insisti na minha argumentação, pois entendo que apesar de amparado pela legislação, ela estava pagando para o médico receitar os produtos que ela representava, apesar de forma camuflada, patrocinando sua participação em determinados eventos. Qual é o limite entre o certo e errado? Qual a diferença em dar este agrado ao médico ou receber propina de milhões para validar determinada obra? Dá para ser honesto 100% num mundo com determinadas práticas estabelecidas e para as quais fazemos vista grossa todos os dias?
----------------------------------
visite o meu site www.vidaescrita.com.br