NÃO SE DERROTE...! (TENTE SER FELIZ!)
Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2016/02/nao-se-derrote-tente-ser-feliz.html
...pelo seu próprio imobilismo em todas as direções da vida. Por pior que ela possa ser, não a piore mais ainda se deixando derrotar antes que a derrota o alcance! O sentimento e a certeza antecipada da descrença, indiferença e no imobilismo em que você se colocou, já é a própria derrota se apresentando em sua vida.
Também não seja crítico demais ao ponto de não perceber outras verdades postas também existem e precisam ser decodificadas com cautela e não com pressa excessiva. Na mentira ou na derrota, nem tudo o que parece o é em sua totalidade Existem sempre variáveis a serem consideradas, para lhe permitir uma quase perfeita análise dos fatos. A perfeição, você nunca conseguirá, embora possa tentar. Não espere que as coisas aconteçam, faça-as acontecer antes Mude de rumo, de rota, de vida se for preciso, de partido político que promete e não cumpre, mas não se deixe alcançar pela derrota. Reprograme sua vida. Faça e refaça sempre aquilo que você acredita ser o certo para sua vida. Se errar, não culpe ninguém. Se acertar, comemore a vitória com os que acreditaram que seria capaz de alcançá-la.
Nunca corra atrás de sua própria derrota. Ela chegará se você não fizer nada a seu favor. Se a derrota ou a vitória lhe alcançarem, só você e mais ninguém será o único culpado por tê-las encontrados. As duas – derrota ou vitória – passarão a se deitar em sua cama, e acordando ao seu lado, todos os dias, se levantarão junto com você, como se fossem sua alma gêmea. Fomos criados para trilhar o caminho do bem. O Criador, contudo, nos deixou o livre arbítrio e a escolha será sempre livre! Exerça sua própria criticidade em relação a tudo o que lhe parece normal, porque tudo o que venha a ser normal demais, é porque tem algum problema. Nada é perfeito. Sempre o que parecet normal demais, é porque já foi introjetado em sua mente. Estranhe sempre, mas seja moderado, em todo e qualquer campo de análise que fizer! Nunca vá além do que pode ou deve ir. Também não se acovarde e nem fique em cima do muro. Se defina, se situe no mundo e não permite que a vida lhe diga o que deve ser feito. O imobilismo é a morte em vida!
A derrota se apresentará em sua vida, na forma de apatia, indiferença e falta de iniciativa em qualquer campo da atividade humana. A vitória será exatamente o oposto de tudo isso. Toda vitória ou derrota começam e terminam na mente da pessoa, Você não poderá culpar a ninguém pela sua derrota e nem se vangloriar demais por sua vitória. Você foi o único responsável por tudo. Não valerá o sacrifício você ir ao encontro da sua derrota; mas valerá, sim, ir ao encontro de sua vitória. Mova-se e não deixe que a derrota o alcance. Você nasceu para vencer, enfrente a vida, tome iniciativa, faça planos, crie metas e não viva sempre pensando que o mundo gira ao seu redor, porque é você quem gira em torno do mundo, da vida e da felicidade. Busque e a encontre. Ela está escondida mais perto do que você imagina. Ela pode estar em inofensivo e despretensioso aperto de mão, em um bom dia, em um até logo ou em um volte, em um agradecimento ou reconhecimento e em muitas outras coisas que a pressa do tempo já nos fizeram esquecer ou substituiu por coisas mais inúteis, como a arrogância, prepotência, intelectualismo exacerbado ou qualquer exagero que venha a ser cometido em nome de uma vaidade que não servirá nunca para nada!
Os bons procuram, se identificam e se acompanham dos bons; Os maus, ao contrário, se identificam e procuram a convivência e companhia dos maus. Todos nascemos iguais: o livre arbítrio, forma de criação e liberalidade excessiva para um lado ou para o outro, nos fazem criar as próprias opções para o bem ou para o mal. Ninguém pode ser culpado por nada! A identificação e distinção para o bem ou o mal é quase imediata. Observe a sua volta! Quando um anti social procura um bom, seja na escola, religião ou em qualquer lugar, está pedindo socorro e quer que você o ajude. Se poder, ajude-o sem esperar qualquer recompensa, reconhecimento imediato e nem futuro e a recompensa depois. Virá em forma de resultados positivos de sua ação. Se um bom lhe procura, aceite-o sem lhe perguntar nada. Ajude-o se for possível. Ele só quer carinho, palavra amiga e atenção também.
Respeite o momento e tudo acontecerá no instante exato em que tiver que acontecer, seja para o bem ou para o mal. Assim é a vida, assim é o mundo e também é no campo político: os eleitores são cúmplices e não vítimas de qualquer governo que age para o bem ou para o mal, ou nos dois sentidos ao mesmo tempo. Nunca um governo, administrador ou crítico agradou a todos. Nélson Rodrigues já disse que toda a “unanimidade é burra”. E se a unanimidade é burra, encontre uma inteligente como disse o pensador Cléber Martins. Mas tente ser feliz, mesmo que seja ao seu modo, ao menos!