NO INÍCIO DOS TEMPOS

Em 1972, fui nomeado pelo Secretário do Interior e Justiça, Octávio Badui Germano, Coordenador de um órgão recém criado no Governo Triches, a COATAM – Coordenadoria de Assistência Técnico-Administrativa ao Município, com o fito de conferir suporte técnico aos 232 municípios do Estado. Tinha 27 anos e os temas municipalistas já me empolgavam. Fizemos vários congressos estaduais, mas vou me fixar no Congresso Brasileiro de Municípios realizado em 72 ou 73, em GUARAPARI –Espírito Santo. A COATAM articulou algumas teses para serem submetidas ao crivo de mais de três mil participantes, após exame das respectivas Comissões Técnicas. No Plenário do grande evento, estavam presentes, além de muitos prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, consultores e vereadores GAÚCHOS, NOSSO ENTÃO Prefeito Telmo Thompson Flores. Chefiava a delegação rio-grandense o Vice-Governador Edmar Fetter, sendo Octávio Germano o Subchefe. Naturalmente que eu lá estava para auxiliar. Pois bem, a Comissão de Finanças Públicas, chapa branca, por margem apertada de votos, rejeitou nossa tese, que era a de aumentar a participação dos municípios nas receitas carreadas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios. Já estávamos na reunião plenária final e a cúpula dirigente do Congresso estava apressando as votações, aboletados no palco do evento – um imenso auditório. Nossa tese contrariava interesses da União Federal, com importantes representantes à mesa. Ficamos todos muito agitados com a manobra, nossas reivindicações em vias de escorrer pelo ralo, no atropelo da condução dos trabalhos. Não tive dúvidas, apoiado por alguns prefeitos de assentos próximos. Levantei-me e comecei a pedir “questão de ordem”, pois queria debater publicamente a matéria. Não me deram bola, mas fui avançando e gritando cada vez mais alto “questão de ordem, presidente!” Quando percebi que tinha apoio do Prefeito Municipal, do Vice-Governador do Estado e do Doutor Octávio, subi a escada e invadi o palco, constrangendo os condutores, especialmente em vista das fortes manifestações da plateia. Deram-me o microfone, defendi nossas teses com vigor e obtivemos aprovação maciça, entre muitos vivas e aplausos. Peço escusas, mas tinha de resgatar estas memórias.