Alinhamento celestial

Os que olham para o céu, pasmem: estamos entrando na fase - rara - em que cinco planetas se alinham, simultaneamente, na abóbada celestial. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Um espetáculo para os olhos binoculares e para a imaginação. E deve durar cerca de mês essa manifestação divina, ao aguardo duma personagem que o quadro assina.

Recatado e esquentado como é, Mercúrio, o mais vizinho do Sol, necessita de instrumentos para ser visto. Os demais, falam os jornais, vê-se mesmo a a esmo a olho nu. E no espectro, entre eles, brilham ainda com relevância, as estrelas Antares e Spica. Afirma-se que com uma luneta, ou telescópio doméstico, pode-se bem ver luas de Júpiter e até anéis de Saturno. Urano e Netuno têm paradeiro estabelecido, mas não fazem parte desse alinhamento.

Tampouco o faz, o destituído Plutão, que já foi planeta e, por anão, afastado da tabuleta, de classificação. Mas os astrônomos prometem novidade, dizendo que está prestes a ser confirmada a existência de um novo corpo celeste no sistema solar, bem mais distante, com tudo e com todo o breu, um Golias, um filisteu.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 21/01/2016
Código do texto: T5518280
Classificação de conteúdo: seguro