MENINOS DO TALIBAN

MENINOS DO TALIBAN

TIVE UM SONHO, MENINOS DO TALIBAN:

IA CAMINHANDO POR IGNOTAS TRILHAS, ONDE O SILÊNCIO REINAVA, QUANDO OUVI, VINDO DE LONGE, UM MURMÚRIO DE VOZES: ERAM CRIANÇAS CANTANDO.

ATRAIDA PELA SONORIDADE APROXIMEI-ME: SENTADAS EM CÍRCULO, VI MENINOS E MENINAS ENTOANDO ALEGREMENTE UMA ANTIGA CANÇÃO:

“OS ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ,

OS ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ,

TIRA, PÕE, DEIXA FICAR...

COM GUERREIROS, COM GUERREIROS,

ZIGUE, ZIGUE, ZIGUE, ZIGUE, ZÁ.”

VIVAMENTE BATIAM PEDRAS NO CHÃO AO RITMO DA MELODIA.

QUANTA PUREZA EU VI REFLETIDA NAQULES ROSTOS BANHADOS PELO SOL! QUE PROMESSAS DE PAZ JÁ ESTAVAM VINCULADAS NOS CORAÇÕES ABENÇOADOS PELA FANTASIA E PELO DESLUMBRAMENTO DA INFÂNCIA!

E LEMBREI-ME DE VOS, MENINOS DO TALIBAN!

PENSEI, COM PESAR, EM VOSSA INFÂNCIA PROFANADA PELA INCOERÊNCIA DE UMA GUERRA (DITA SANTA!).

LASTIMEI POR ESSA INFÂNCIA, DESPOJADA DOS SONHOS, PRIVADA DOS FOLGUEDOS, SUBMETIDA A LEIS MARCIAIS, INSTRUIDA A PRATICAR A MORTE, SEM MESMO TER APRENDIDO A ARTE DE VIVER; SENTI POR VOSSOS CORAÇÕES PREMATURAMENTE ENDURECIDOS PELA IRA, PELO DESAMOR...

RESTARÃO, MENINOS DO TALIBAN, EM VOSSA MEMÓRIA, LEMBRANÇAS DAS CANÇÕES QUE VOSSAS MÃES CANTAVAM, ACONCHEGANDO-OS AO SEIO? QUANDO FOI, MENINOS DO TAIBAN, QUE A NÉVOA DO ESQUECIMENTO OBSCURECEU EM VOSSOS CORAÇÕES A DOÇURA DESSE ACALANTO?

DESPERTAI, MENINOS DO TALIBAN! CERRAI VOSSOS OUVIDOS ÀS PALAVRAS DE ÓRDEM, ESQUECEI AS SINISTRAS CONVOCAÇÕES À MARCHA DO SEU BATALHÃO INFANTE. IGNORAI OS DITOS MENSAGEIROS, ESQUECEI O JIHAD!

SEDE APENAS MENINOS LIVRES E DESEMBARAÇADOS ROMPENDO FILEIRAS...

NÃO MAIS SUJEITOS AO EMPUNHO DE FUZIS, LIVRES DO ESFORÇO DE PORTAR BOMBAS INCENDIÁRIAS, DESVESTIDOS DE COLETES SUICIDAS, IDE BUSCAR AS COLINAS DO SEU PAÍS; DEIXAI QUE A DOÇURA DA BRISA ABRANDE VOSSOS SEMBLANTES E OS SUAVISE COM SORRISOS.

SEDE APENAS MENINOS ENTOANDO CANÇÕES FRATERNAIS COM CULTOS DE PAZ.

MENINOS DO TALIBAN, CANTAI... DANÇAI CIRANDAS... E OCUPAI VOSSAS MÃOS LIVRES EMPINANDO PIPAS!

hortencia de alencar pereira lima
Enviado por hortencia de alencar pereira lima em 23/11/2015
Código do texto: T5457949
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.