Perdoar
Vocês conhecem Arthur Miller ? Foi marido de Marilyn Monroe, e acima de tudo um escritor talentoso, e entre as suas peças de teatro está "After the Fall" ( Depois da Queda).
Depois do suicídio ele se perguntou o que se pode fazer para salvar alguém , e se questionou amargamente, mesmo não sendo mais o seu marido.
Aquela peça queria dizer :" Tenho que aprender a perdoar, aos outros e a mim mesmo" .
Um dos personagens diz; " Acho um erro procurar a esperança fora de você. Um dia a casa tem cheiro de pão fresco, no dia seguinte de fumaça e sangue.Um dia você desmaia porque o jardineiro cortou um dedo, uma semana depois você está andando sobre cadáveres de crianças bombardeadas no metrô".
" Tentei morrer quase no fim da guerra, tinha um sonho quase todas as noites, até perder a coragem de dormir, e adoeci. Sonhei que tinha um filho, ele era a minha vida, mas era idiota e eu fugia dele, mas ele vivia subindo no meu colo, me agarrando, até que pensei; E se eu pudesse beijá-lo, talvez voltasse a dormir .Me debrucei com horror e dificuldade e o beijei. Temos que pegar a nossa vida nos braços e beijá-la".
Esta declaração é fantástica, não importa se magoamos, não importam os erros, contanto que aprendamos com eles, e estejamos dispostos a tomar a vida nas mãos, e beijá-la. Então o crescimento !
Não sou bem assim, tenho dificuldades para perdoar, e este texto serve para mim, mas não sinto ódio de ninguém, este sentimento não floresce dentro de mim, apenas me afasto e me calo definitivamente, pois tenho a consciência de que também erro, e que também preciso pegar a minha vida nos braços e me perdoar.
Esta crônica foi extraída do livro " Vivendo , amando e aprendendo", do Leo Buscaglia, um educador , filósofo e pedagogo reconhecido no mundo das letras.
A criança demente que Miller menciona na peça é ele mesmo, com repulsa de si próprio, com medo de encarar seus medos, sua parte mais crua e imperfeita, com medo de entrar naquele quartinho isolado que também faz parte da sua casa, e fugir dele apenas o deixará incompleto e infeliz. Decide recompor a sua vida, e vencer seus horrores , e a chave que encontra é o amor.