Crime Passional.

Meu pai contava uma passagem de um crime passional acontecido em Caratinga MG, provavelmente nos anos 30.

Numa época que deflorar uma moça, a desonra era algumas vezes lavada com sangue.

Um rapaz deflorou uma moça de menor idade. O pior, engravidou-a. Na justiça, o rapaz de família rica, com poder econômico e influência política, plantaram no inquérito rapazes mentindo, que também tivera relações sexuais com a dita moça. Ela era de família pobre e mãe viúva. Na versão popularesca da época, a moça não passava de uma putinha.Era um tempo que nem pensava em DNA.

Um irmão da moça, de 22 anos mais ou menos, só pediu ao sedutor que não passasse na rua onde moravam a mãe, a irmã e demais familiares.Foi considerado um pedido atrevido, Proibir passar na rua! Todos sabiam tratar-se de uma via pública... Por capricho e provocação, o sedutor começou a transitar pela rua que os neo burgueses chamavam-na; de Rua dos Encardidos. O rapaz sedutor, não tinha a menor necessidade de transitar naquela via periférica, já que morava na zona nobre da cidade.

Em uma bela tarde de sábado, o sedutor, num vai e vem provocante, o irmão da desonrada, deu dois tiros no provocador, este já caiu aparentemente morto. Nisto a irmã seduzida chega chorando abraça o algoz. O irmão acabou de descarregar o revólver nela. Pelo que meu pai contava ,a cena ficou dantesca. Quem viu demorou esquecê-la.

Lair Estanislau Alves.