Roceiros Politizados.

Em épocas de campanha eleitorais costumo viajar para o interior mineiro e permanecer na roça onde tive algumas convivência com aquele povo simples e humilde. Minha intenção era matar saudade e medir o grau de campanha.

Em 2014, um Senhor com quase noventa anos, muito popular e conhecido pelo o apelido de Sô Dico . Era muito amigo do meu pai, hoje já falecido. Lembrando dele disse:- “ Sô Zê tá fazendo muita farta pra noiz aqui, ele sabia cunversá sobre pulítica com o pessoar.” Mas para não me emocionar sobre meu pai, o interrompi perguntando-o. O que o Senhor acha do Aécio? Ele respondeu na batata:- “não vale uma picada de fumo!” Emendei de primeira:- e da Marina Silva? Respondeu sem pestanejar : ”não vale um tustão furado!” Como são de família evangélica, perguntei com um pé atrás; e a Dilma? Respondeu com sorriso e brilho nos olhos:- “é a minha candidata! Como diz a minha filha; Dilma é mulher guerreira.”

Depois conversando com filha, ela professora de uma Escola Rural, fiquei encantado com seu alto conhecimento na política; deu um show sobre socialismo, cidadania, sindicalismo, direita e esquerda, trabalho e salário, direitos e deveres. Tinha sido convidada para candidatar-se a vereadora pelo o PT em 2016,mas estava pensando na proposta. Ao Sô Dico e sua filha professora Maurileia, meus respeitos e gratidão. Foi um passeio que valeu apena.

Lair Estanislau Alves.