MUDANÇAS
No rol das ciências humanas, a POLÍTICA é das mais complexas, por envolver múltiplos interesses de grupos, na maioria antagônicos.
Somente a pressão popular, fazendo valer a máxima descrita no Art. 1º, § único da nossa constituição, poderá consertar tudo o que consideramos errado atualmente.
A nossa constituição precisa ser alterada para se adequar às novas carências da sociedade, corrigir as imperfeições e acabar com os privilégios.
Precisamos fortalecer as instituições para eliminar a sensação de impunidade de pessoas que se consideram acima das Leis .
Precisamos, urgentemente, desbancar do poder esses políticos profissionais que aí estão, sem apelar para um regime de exceção porque torna complicado retornar à normalidade, pois todos nós sabemos que o PODER é o maior anseio do ser humano.
Quando os militares se encastelaram em Brasília, foram necessários mais de vinte anos para que eles saíssem e ainda assim deixaram esse rastro que estamos vivenciando.
Muitas são as sugestões para as mudanças que se fazem necessárias, mas acredito que as mais importantes sejam:
- sistema parlamentarista de governo com voto distrital;
- mandato único para todos, desde o vereador até o presidente da república;
- financiamento de campanhas exclusivamente por contribuição de pessoas físicas filiadas aos partidos, sem direito aos programas de propaganda em meios de comunicação.
Retrocesso forçado ao tempo dos comícios de rua, pois só assim, teríamos a oportunidade de olhar no “caroço do olho” do candidato;
- fim dos cargos comissionados e enxugamento da máquina pública.