Sobre Preconceitos

Tenho visto muitas manifestações de pessoas bem intencionadas contra o preconceito,contra a intolerância. Acho uma atitude realmente nobre, exemplar.Mas as vezes me questiono contra quem exatamente estamos lutando? Será mesmo que conseguiremos acabar com o preconceito dos outros sem curar os nossos próprios. Todos sabemos, que lá no fundo, temos preconceitos também, isso não adianta negarmos a nós mesmos. Sabemos também, que não nascemos preconceituosos (só ver atitudes das "inocentes" crianças) e como mudamos a partir de convívios em nossa vida. O convívio em família, com grupos de amizades que vamos formando, ambientes religiosos, escolares etc. Isso vai nos dando um pré conceito sobre outros grupos, outras ideologias, outras atitudes que não as nossas. Isso acaba levando a total intolerância, o que é muito mais perigoso.

A unica forma de diminuirmos, não acabarmos, porque isso é quase impossível, com esse sentimento que nos envergonha, e envergonha tanto que custamos a admitir a nós mesmos, é travar uma luta não contra ninguém, mas contra nós mesmos. Preconceito é pura falta de informação ou informação errada. A forma de curar isso é se informar melhor, se colocar no lugar do outro, saber o porque das coisas, enfim, entender. Se as pessoas pararem de se preocupar com os preconceitos dos outros e forem eliminando os que existem dentro delas mesmas , então ele aos poucos morrerá.

" Cada dia um pouco menos em cada um de nós."

Almir DAntonio - 06/15

PoetaDan
Enviado por PoetaDan em 27/06/2015
Reeditado em 27/06/2015
Código do texto: T5291680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.