E os bancos em?

Eles não me chamam, aliás, me chamam quando, segundo eles tenho dívidas a ser saldadas ou senão quando minha conta está positiva. O que está por de trás de uma transação financeira bancária? E se não existissem bancos? São bons negociadores ou metástases globais? O que faz um banco para ajudar a vida de uma pessoa? Não tenho dúvidas de que esta instituição é a mais perversa se comparadas as outras. Qual o grau de perversidade? Uma multa pode ser obstáculo para diminuir tal grau? Ora se o mundo é econômico o valor da multa tem como referência uma taxa estabelecida por quem? Pelo próprio banco. Para onde se destina o valor da multa? Se um Estado que se diz democrático paga seus funcionários através de uma conta bancária chamada de conta salário, quem comanda o Estado? Esse jogo democrático já nasceu com vencedores e perdedores. Muda-se a estratégia da jogada, mas com a mesma finalidade. Se todos os jornais do mundo inteiro estampam em suas principais páginas que cinco dos maiores bancos do mundo são multados por prática de cartel obviamente esse marketing irá gerar milhões de dólares ou euros para os bancos. Acreditar que um Estado pode multar seus agentes financeiros por prática de Cartel, por exemplo, é crer que a crítica de Marx ao capitalismo estava na má distribuição de renda. Financiamentos, empréstimos, juros, bolsas de valores, commodities, entre outros termos da esfera econômica servem para lucrar. Mas multa gera lucro? A multa tem um sentido de retomar dos bancos algo que o Estado vem perdendo a tempos, ou seja a sua própria economia. Uma retomada ala Keynesiana. Taxas de juros abusivas por parte dos bancos é sinal de intervenção do Estado na economia. E antes como eram as taxas? As taxas são iguais pra todos? O que o Estado tenta fazer é mostrar para sua população que ainda vive, mesmo com sua economia controlada pelos bancos, portanto uma multa sinaliza uma recuperação econômica estatal. Dá gosto pagar meus impostos para um Estado que multa bancos. Esse sim exerce a democracia, todos sem exceção são tratados igualmente. Meus impostos são debitados numa conta bancária que diariamente abastece um banco central que imediatamente retorna para a um caixa bancário, para que eu possa sacar. É o pagamento pelo trabalho que exerço em sociedade. Europeus, americanos e asiáticos já se conformaram com essa tese. O Banco é quem te paga e caso você fique desempregado é ele quem vai te ajudar. A multa vem a ser um estímulo para que você se torne exemplo de um bom correntista saldando suas dívidas, emprestando dinheiro para realizar sonhos ou em momentos difíceis. O que precisa um banco? Obviamente de correntista.

Baltasar Garcia
Enviado por Baltasar Garcia em 21/05/2015
Código do texto: T5249503
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.