À Sombra dos Açoites - O Conselho de um Velho Preto

Eu sempre me imaginei numa senzala, filho mestiço de preto com branco, tendo que trabalhar nas lavouras de café de Vassouras, Paty do Alferes... Dançando jongo, capoeira, nos dias dos santos católicos, tendo de respeitar uma tradição que não fosse minha e vendo a minha ser desrespeitada com as gargalhadas ecoadas nas vendas e armazéns onde só branco frequentava... Vendo entristecido, com choro e lamento, negro sendo açoitado no tronco, com sede e com fome, sob chuva e sol enquanto a chibata batia...

O que iria me consolar seria ouvir o conselho de um velho negro, conselho esse regado de simplicidade e humildade, que eu receberia com muito respeito: "- Oh muleque, 'vorta' cá, 'véi' preto vai te 'ensiná' um 'negóço'... Quando homem branco falá pra 'vós suncê', 'mi zifio', que 'vós suncê' num presta e que preto num tem vez nessa terra, 'fio', 'suncê' si lembra que Oxalá 'zóia' pela gente aqui na senzala... E num 'respondi' nada pra homem branco não... Quando sinhá e sinhazinha cai de cama, vem cá 'pegá' velha curandeira que conhece as ervas de Ossain pra curar doença que preto num tem... É Oxalá 'mostrano' pra ele quem precisa de quem"...

[...]

As tradições deixadas pelo desrespeito ainda assolam os adeptos de culturas afrodescendentes, mesmo 127 anos depois da abolição da escravatura. Uma sociedade miscigenada, com todos os traços e junções afro, que foi europeizada pela forma preconceituosa de lidar com os menos favorecidos, ou que defendem e participam da cultura na qual se originou o que hoje chamamos de sociedade brasileira.

Viva o jongo, a capoeira, o samba de roda, o catimbó! Viva em vida a cultura daqueles que de deram a própria vida em favor dos seus irmãos, necessitados, que com garra e luta fez (à sombra dos açoites) o país ser o que é hoje. Guerreiros como Manoel Congo, Maria Crioula, Epifânio, entre tantos outros que chefiaram fugas de senzalas da região onde eu moro, onde nem de longe há uma política de preservação da memória desses que merecem ser lembrados...

Eduardo Costa (Apresentador)
Enviado por Eduardo Costa (Apresentador) em 12/05/2015
Reeditado em 14/05/2015
Código do texto: T5239405
Classificação de conteúdo: seguro