SÓ NOS RESTA SONHAR
Talvez quem sabe possamos abrir a janela e respirar a brisa da manhã sem a incerteza de como será o dia. Talvez possamos caminhar pelas ruas e percebermos nas pessoas a solidariedade e a fraternidade. Talvez não deparemos mais com calúnias e infâmias nas esquinas por onde passarmos.
Quem sabe não vejamos mais o quadro triste e deprimente de crianças fora das escolas e entregues ao vício ou atividades incompatíveis com a infância. Quem sabe não vejamos mais o aglomerado de desvalidos excluídos sociais que sem perspectivas tentam apenas sobreviver a cada minuto. Quem sabe um dia ao nos protegermos do frio sob confortáveis edredons pelo menos pensemos nos que embaixo de marquises buscam o álcool como único recurso para aquecer o corpo. Quem sabe ao entrarmos em um shopping center para gastarmos de forma compulsiva e desenfreada adquirindo produtos que nem sabemos se vamos utilizar pensemos um pouco em quem não tem recursos nem para comprar um pão.
Ainda creio que apesar de tudo possamos ver manhãs sem desamor e a felicidade ao alcance de todos. Vivemos em uma sociedade consumista, individualista, materialista e moralista aparente onde o que conta é o poder e a posse. Nos preocupamos freneticamente em avolumar nossos bens físicos e nos esquecemos do bem maior: o bem espiritual.Quantas vezes deixamos de estender as mãos para ajudar perdendo cada vez que assim procedemos a possibilidade de evoluirmos moralmente e espiritualmente.
Existem imperfeições sabemos disto, mas também acontecem as chances de corrigi-las a exemplo da natureza onde tudo acontece em harmonia. As árvores descartam as folhas mortas que sob ação da umidade transforma-se em adubo fertilizando as árvores que produzem frutos, alimentos necessários para os animais. Estes em agradecimento espalham as sementes por onde passam reflorestando a floresta. Após cada tempestade a lama que fica torna-se fertilizante de onde brotam novas plantas. No alagamento a água suja escorre para o lago e este submisso a acolhe transformando-o em um lento processo de decantação em água limpa e cristalina, e as impurezas depositadas no seu leito transforma-se em alimento para os seres subaquáticos que habitam no lago. Assim a natureza desenvolve-se sem desequilíbrios e imperfeições.
Sei que somos imperfeitos, porém não devemos permanecer estáticos. Somos capazes de reverter tudo isto. Sei quem parece um sonho, mas me permito sonhar porque o sonho é tudo que ainda nos resta.