Festa sertaneja
Quem não acha lindo, aquela manhã reveladora, com um céu azulzinho e um sol enorme e brilhante, estampado nas imensidões do universo? Quem não acha lindo, a chegada da noite, e no céu uma lua nova, iluminando a escuridão? São paisagens extraordinárias, merecedoras das mais belas poesias, pois levam o ser humano ao ápice de suas reflexões sobre a natureza e sobre a sua vida.
Porém sabe o que é realmente lindo para o sertanejo, para o homem que trabalha incansavelmente no campo para tirar o sustento de sua casa? É lindo aquele céu cinzento, com clarões e trovoadas solando o seu refrão, pois esse é o sinal que nos remete a chegada das chuvas, para aliviar o tempo seco, o calor, a sede e a fome dos animais. Esse tempo de cheias representa a alegria do sertanejo, que faz promessas e mais promessas clamando por uma gota d’ água em seu pedacinho de terra, que por menor que seja, é motivo de orgulho e alegria para o mesmo.
Digo isso não por que quero fazer comparações e apologias entre paisagens, jamais. Digo isso porque, moro em regiões que vivem em intensos períodos de estiagem, e nestes, vejo o sofrimento de homens queimando no sol ardente, escutando como música a batida da enxada na pedra e na terra seca, cavando buracos profundos a procura de alguns litros de água, para matar a sede da família que ficou em casa. É lindo olhar, e ver o verde espalhando-se nas plantações, o feijão enramando-se pelo chão, e o milho apontando para o céu, como se agradecesse ao criador pela água que encharca o solo, é lindo ver festas e mais festas em comemoração a boa colheita, a boa venda e ao sucesso do sertanejo que agora vai de pés descalços a igreja agradecer a Deus e cumprir com sua promessa, feita no tempo da estiagem.
***