COMPROMISSO PELA FÉ CONTINUA

Menciona-se o primeiro ato da Via-Sacra na Quarta-Feira 01 de Abril de 2015, com a procissão pelas ruas e praças, passou a imagem em andor do Senhor dos Passos. Deu-se continuação o ato celebrativo na Quinta-Feira, 02, contaram com a participação de Fanfarra de Nordestina Ba, sermões no adro da Igreja Matriz, e logo após a procissão compromissada pelo sacrifício. Onde a imagem do Senhor dos Passos em andor, que fora levada por fieis pela rua Frei Apolônio de Tody, e seguiram pela travessa Aloisio de Castro, retornando pela Rua Senhor dos Passos. Formando o encontro na esquina do Bar do Carlos do Pombo.

A procissão do Encontro como é chamada, se encontraram as imagens de Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, nesse meio houve o Sermão cheio de comoção: que referia o sofrimento de Jesus e a sua mãe Maria, naquele momento o Padre usou senso crítico indiretamente aqueles omissos. E teve o cântico da Verônica, as pessoas locais e da zona rural assistiram em silêncio este ato. Depois a procissão seguiu pela Praça Monsenhor Berenguer, onde os devotos e visitantes encontravam-se ali juntos as imagens que foram carregadas por católicos.

A Fanfarra de Nordestina estava tocando, essa comemoração á noite de quinta-feira, santa finalizava. Mais pelo início da madrugada o pátio da Igreja de Santa Cruz, tinha os jovens da vigília amorosa. Mais o movimento de gente continuara até o raiar do dia 03 de Abril, Sexta-Feira da Paixão de 2015, via o caminho tomado de pessoas conversando e outras em silêncio. Como podia observar aquele segmento e pela histórica tradição desde 1794.

Deparava-se com os ofegantes, jovens e outras que seguiam até Igreja de Santa Cruz. Em frente a mesma, estava os vendedores e também os povos aglomerados. Mais dá 3 voltas era dificultoso.

As imagens de São João Evangelista e de Nossa Senhora da Soledade e o esquife com a imagem do Sr. Morto no Caixão, eram carregados e aos sons das Matracas, e desceram até a rua Senhor dos Passos. Nessa já esperava a Fanfarra de Nordestina para tocar. E a procissão chegava a Igreja Matriz, a tarde de Sexta-Feira 03 de Abril, prédica e procissão no início da Noite, as imagens são carregadas por fieis locais.

O trajeto seguiu pelas ruas tradicionais: Coronel João Caldas, Ruas das Flores, Manoel Novaes, Helcio Cardoso de Matos e Avenida Euclides da Cunha. Todos os anos atraem várias pessoas da zona rural e região.

Nesse meio a procissão da Noite de Sexta-Feira da Paixão, teve Fanfarra, Cânticos, carro de som e falas dos mediadores.

Mais depara com quem ainda tem fé. Enquanto isto, vimos evangélicos da Igreja Adventista, interessados na história. E o poeta falou da origem do piquaraçá.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 07/04/2015
Código do texto: T5198806
Classificação de conteúdo: seguro