Mensagens que edificam - 46

Ouvi certa vez dos lábios de um velho sábio que a vida é curta demais para desperdiçarmos o tempo. O tempo... ...pauta das letras que escrevem nossa trajetória; palco dos nossos atos; estrada do nosso destino; terra onde lavramos, plantamos e colhemos; massa cinzenta dos nossos pensamentos; artérias e veias onde corre o nosso sangue; lousa onde o mestre transmite o que um dia aprendeu. Tempo... ...dissertador de quem fui, de quem sou e de quem serei. Despertador das manhãs, embalador dos sonos, testemunha das vigílias tempestativas, álibi das insónias, prova das preocupações, parceiro das ocupações, cúmplice dos projetos, testemunha das frustrações e das realizações, enfim o milésimo de segundo que faltou para que eu dissesse sim quando deveria dizer não, e não quando deveria dizer sim. Tempo... ...o inevitável cronômetro de todos os meus passos, largos, curtos, rápidos, lentos, objetivos ou esparsos. Não há como evitá-lo, que pare ou que me traga apenas o que eu quero, pois sou eu que determino o andamento, o tom e a rima. O tempo poderá ser meu amigo e eu poderei fazer dele o meu mais fiel companheiro, se eu souber fazer dos meus dias, não preâmbulos de vitórias, mas argúcios de glórias que nem sempre implicam em ser o melhor ou primeiro a atravessar a linha de chegada. Para o tempo, ganhar nem sempre é levar a medalha de ouro, pois para muitos este mesmo tempo pode ser simplesmente algo a ser vencido sem terminar o dia perdido ou com o estômago traspassado pela fome, ou ainda com a carne dilacerada pela dor. O que você faz com o seu tempo? Assiste o seu passar ou surfa sobre as suas fascinantes ondas? Se porta apenas como um espectador ou se torna um coadjuvante no conto de uma época, e ainda entende que o protagonista da sua vida não é o tempo, mas você? Onde você passa mais tempo? Na sala, na frente da TV? Na cozinha, apreciando algo de comer? No banheiro, se banhando e massageando o seu ego na frente de um espelho? No quarto, dormindo ou extravasando os prazeres da carne? Solitário ou bem acompanhado? Debruçado sobre um livro ou grudado na tela de um computador? Fazendo o que? Aprendendo, agregando, somando ou perdendo, subtraindo e desperdiçando? O tempo é um senhor, presente inevitável, passado inerentemente contável e futuro a ser contabilizado, ou por outro alguém, contado. Em meio a tanta futilidade não permita que o seu tempo passe longe de algo que possa ser de extrema utilidade. Somatize mais alegria, mais conhecimento, nunca seja econômico com nada que te faça perceber que de todos os bens que a vida pode dar, nem um deles poderá ser usufruído se o tempo não deixar. Enquanto há tempo, abrace mais, beije mais, ajude a quem precisa, estenda a mão ao caído, dê pão ao faminto, espalhe sorrisos pelo caminho, dê um bom dia à um desconhecido, valorize mais os seus amigos, sabendo que tudo que você fizer hoje não deve ser interpretado por obrigação, mas um gesto constante de um sensibilizado pela vida onde o que jamais se desperdiça é amor no coração.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 23/03/2015
Reeditado em 10/06/2015
Código do texto: T5180146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.