tela/Kandinsky
Impressão III, Concerto, 1911 (*)
oil on canvas 77,5 x100 cm
Acervo Städtische Galerie im Lenbachhaus/ Munique/Alemanha
A PINTURA E O SOM INTERIOR COM KANDINSKY
(reedição)
Vassily Kandinsky o grande pintor russo,pensador, visionário já afirmava no início do século vinte que o homem tem a música em si mesmo , um eco imediato. O poeta alemão Goethe, também segundo Kandinsky entendia haver uma afinidade entre o som , música e a pintura. Kandinsky propugnava em seu tempo já uma pintura futura pura porquanto para atingir esse qualidade ela podia dispor de seus próprios meios como a cor, a forma.Assim concebia que enquanto a forma como representação delimitava um espaço abstratamente , esta podia existir por si mesma, mas não existiria uma forma exclusivamente material, por absoluta inexatidão quanto a sua representação. Para o mestre a Arte sempre representava o princípio da necessidade interior do artista.Assim tanto mais puro, primordial, o som da pintura, quanto mais separado estivesse o elemento abstrato da forma. Dessa maneira para Kandinsky toda vez que ocorresse a emersão da forma abstrata numa composição concreta, só o sentimento poderia guiar e dosar as misturas das substancias do concreto e do abstrato na pintura.
Ref.bibliográfica:
KANDINSKY, Vassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo:Martins Fontes, 1996.
KANDINSKY, Vassily. Ponto e Linha sobre Plano. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
(*) pintura inspirada em um concerto que Kandinsky assistiu em janeiro de 1911 de Arthur Schoenberg em Munique/Alemanha.
Ouça:
http://youtu.be/ncRNDlnbbu8
Impressão III, Concerto, 1911 (*)
oil on canvas 77,5 x100 cm
Acervo Städtische Galerie im Lenbachhaus/ Munique/Alemanha
A PINTURA E O SOM INTERIOR COM KANDINSKY
(reedição)
Vassily Kandinsky o grande pintor russo,pensador, visionário já afirmava no início do século vinte que o homem tem a música em si mesmo , um eco imediato. O poeta alemão Goethe, também segundo Kandinsky entendia haver uma afinidade entre o som , música e a pintura. Kandinsky propugnava em seu tempo já uma pintura futura pura porquanto para atingir esse qualidade ela podia dispor de seus próprios meios como a cor, a forma.Assim concebia que enquanto a forma como representação delimitava um espaço abstratamente , esta podia existir por si mesma, mas não existiria uma forma exclusivamente material, por absoluta inexatidão quanto a sua representação. Para o mestre a Arte sempre representava o princípio da necessidade interior do artista.Assim tanto mais puro, primordial, o som da pintura, quanto mais separado estivesse o elemento abstrato da forma. Dessa maneira para Kandinsky toda vez que ocorresse a emersão da forma abstrata numa composição concreta, só o sentimento poderia guiar e dosar as misturas das substancias do concreto e do abstrato na pintura.
Ref.bibliográfica:
KANDINSKY, Vassily. Do Espiritual na Arte. São Paulo:Martins Fontes, 1996.
KANDINSKY, Vassily. Ponto e Linha sobre Plano. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
(*) pintura inspirada em um concerto que Kandinsky assistiu em janeiro de 1911 de Arthur Schoenberg em Munique/Alemanha.
Ouça:
http://youtu.be/ncRNDlnbbu8