O maior encontro de usuários, já realizado em Pedro II.
Ao acordar, hoje cedo, tomei um susto danado ao me dirigir ao centro da cidade. Fiquei espantado com a multidão concentrada na Praça da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Logo ao entrar na Rua Antônio Benigno, entre a igreja e a Pracinha do Saborá, já comecei a ficar abismado com o número de transeuntes que circulavam na rua. Então fiquei imaginando o que poderia está acontecendo na cidade. Veio-me ao pensamento que talvez fosse a antecipação da quarta-feira santa e aquele alvoroço todo eram as pessoas fazendo as compras para a Semana Santa antes que os preços dos produtos subissem. O povo está à pavorosa, porque já foi anunciado mais um aumento na gasolina. Pensei também que talvez fosse um bando de peregrinos que estivessem pagando promessas pelas graças alcançadas e pedindo um bom inverno para uma boa colheita. Mas, logo esse pensamento foi desfeito, porque as pessoas, hoje, perderam a fé e dificilmente um evento religioso, que não fosse os festejos da Padroeira, juntasse tanta gente. Ao adentrar em outras ruas percebi que aquilo tudo se parecia com os grandes eventos realizados na cidade. Então imaginei ser uma prévia do Festival de Inverno. Que talvez tivessem anunciado um grande nome da MPB e que ele teria vindo conhecer Pedro II, antes do show que só será realizado em junho. Só sei que era gente espalhada por todos os cantos da cidade, parecia tempos de eleição. Porém, não havia nenhuma eleição marcada, nem mesmo para a escolha da diretoria da associação dos desocupados anônimos. Quando eu já vinha retornando para casa percebi duas mulheres conversando e dizendo:
__ Comadre você já foi, lá!
__ Fui não comadre! Eu tenho medo que cortem.
__ Não faz medo, não, mulher. Tome coragem e vá, lá. Você acha mesmo que eles vão cortar só porque você tem uma moto, só porque você tem dois empregos. Se for por isso eles vão cortar de quase todo mundo. Não tem mais ninguém miserável no Brasil não, mulher! Deixe de ser besta! Uma mulher sabida dessa parecendo uma berosa.
Ao perguntar as duas mulheres o motivo de tanta gente, elas me falaram que era por causa do encontrão dos beneficiários e usuários da Bolsa Família. Então eu entendi que somente um encontro desses poderia juntar tanta gente em Pedro II em plena quarta-feira, num meio de semana.
Pedro Barros.