A GALINHA MATRIZ DE JOÃO PESSOA
Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2015/02/galinha-matriz-de-joao-pessoa.html
- Por favor, dê-me um prato de galinha matriz!
Pediu a amiga Joseane Farias, de João Pessoa, dentro do Shopping Sebrae, onde paramos na vinda da praia.
Brinquei com Joseane:
- Quer dizer que em sua cidade existem galinhas matriz e filial, Joseane?
-É que a galinha matriz é grande, mais dura e precisa de panela de pressão para cozinhar...
- Entendi! Estava só você brincando com você!
Realmente, a Galinha Matriz deve ter esse nome por se destacar no meio das outras pelo seu porte físico, tamanho e peso, não se diferenciando muito dos frangos “Fiesta” e Chester, comercializados durante as comemorações natalinas pelas redes de supermercados.
Eu, cheio da comilança de peixe do mar na praia, servi eu mesmo meu prato de sopa e me sentei em uma mesa. “As coisas aqui nesse Shopping do Sebrae, devem ser mais em conta”, comentei com minha esposa Yara Queiroz.
Desolado, ouvi Joseane Farias dizer-me que “deveria ser assim, do produtor ao consumidor, mas muitas pessoas compram roupas de outros lugares e vendem aqui também”. Para confirmar essa informação, visitei duas lojas do Shopping e confirmei que nem todas as mercadorias eram produzidas pelas próprias pessoas, porque queria comprar uma sunga de banho e as marcas não eram locais.
Dentro do Shopping Sebrae, que fecha às 20 horas, a ME Panda Net, fez a transferência de dois CDS, “Nostalgia” (seleção inesquecível) e Jurandy do Sax, para um Pen drive, cobrou 4 reais. Conversei com o dono e disse-lhe que tinha um cunhado em Manaus, Adriano Queiroz Sobrinho, que tinha uma lan hauase, a Pandatitan, com o símbolo de um urso também. Ele apenas achou engraçado que o símbolo fosse um urso e o nome fosse quase igual.
A Zuleide, que pediu o serviço e me acompanhava no momento, pagou pelo trabalho e fomos embora.