QUAIS INTERESSES SE ESCONDEM NO ESCÂNDALO DA PETROBRÁS?

Comentários no link http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2015/02/quais-interesses-se-escondem-no.html

O que se esconde e quais interesses estariam por trás do escândalo de corrupção da Petrobras, que fomentaria tanto interesse na mídia? A quem interessaria essa publicidade, capaz de destruir a empresa que já foi orgulho do Brasil? Seja quem for ou como for, o simples anúncio da desativação de obras iniciadas pela estatal em vários, será um efeito cascata na economia do país!

Segundo o professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Beluzzo, existiriam descontentamentos dos Estados Unidos que não venceram qualquer lote no leilão do pré-sal! Estariam por trás ainda, interesses geopolíticos com a intenção de espedaçar e fatiar a Estatal para que possa valer menos no futuro e pessoas ganharem dinheiro com isso. Fala-se até em impeachment da presidente Dilma Rousseff, pelas redes sociais, com fundamentos em argumentos ilógicos como IPVA (Estadual), IPTU (Municipal) IOF e outras coisas sem fundamento. Se a Polícia Federal está apurando tudo, por que marcar manifestação contra a presidente? Existiriam outros interesses por trás? Para o professor da Unicamp, garante que os americanos estariam por trás de tudo, por terem ficado de de fora da exploração na área do pré-sal!

Não interessa saber como começou a corrupção ou quanto fora desviado no esquema, mas quem poderia estar por trás da repercussão que o escândalo passou a receber da imprensa! Também é importante saber se alguém punido, com corruptos e corruptores da Estatal Petrobras, sendo presos. Duas palavras, contudo, me chamaram a atenção - “endêmica” e “institucionalizada” -. Vamos analisá-las separadamente:

ENDÊMICO - doença que precisa ser curada com vacina, ou o início de uma profunda e urgente reforma institucional no Brasil.

INSTITUCIONALIZADA: Que nasce no âmago do Estado e resiste, causando prejuízos aos seres humanos.

Qual a solução? A endemia institucionalizada, pode ser curada, mesmo que parcialmente, com vergonha na cara, ética, transparência e responsabilidade com o Brasil e amor e Deus no coração dos homens.

Se o PT recebeu de forma legal ou ilegal as doações da Estatal, também não tem muita importância. O que precisa acontecer é que esse vergonhoso conluio entre estatais e o Estado brasileiro acabe de uma vez. Um novo Código Eleitoral deveria prever que empresas que contribuam para eleger qualquer Governo não pudessem participar de licitações no mesmo Governo que contribuíram para elegê-lo e passar o financiamento de campanha para o Estado, mas isso não livraria toda a corrupção que hoje existe.

Não tenho ilusão de que a corrupção possa seria estancada só com a reforma política, porque o que estamos vivendo uma grande quebra de braço entre advogados de defesa e as investigações da Polícia Federal. O ex-gerente de serviços da Petrobras garantiu que o PT recebera 200 milhões de dólares em propina de contratos feitos pela Petrobras de várias obras em diversos Estados e que o esquema de propina existindo, mesmo depois de sua saída da empresa estatal. O PT disse que as doações dos 200 milhões de dólares ou em torno de 500 milhões de reais foram legais. Também não consigo visualizar muita importância sobre o tempo de existência da corrupção dentro da Estatal, mas não quero e nem desejo que a carta escrita por Machado de Assis, a Getúlio Vargas denunciando um geólogo argentino que fora contratado para fazer prospecção no solo brasileiro e teria informado que não existiria petróleo a ser explorado. O professor da Unicamp em entrevista ao jornalista Dário Pignotti, da revista “Carta Maior”, garantiu que há interesses geopolíticos contra a Petrobras, lembrando que as petroleiras norte-americanas ficaram de fora da exploração de uma enorme área do pré-sal, onde estão presentes companhias chinesas, associadas à estatal brasileira.

Seria essa a razão de tanta repercussão de um problema que a Polícia Federal está apurando ou teriam outros interesses por trás, como ocorreu com o Golpe Militar de 64, quando a CIA infiltrou agentes no Brasil para tumultuar os interesses do Governo? Não sei não!

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 08/02/2015
Reeditado em 10/02/2015
Código do texto: T5130391
Classificação de conteúdo: seguro