SENTIDO NATALINO

Natal, época do ano que se comemora o nascimento do Mestre Jesus, entre os cristãos. Há mais de dois mil anos que sua mensagem ecoa no ar em forma de magnetismo divino, e a humanidade ainda não absorveu. Vi uma frase: “Natal é época de que mesmo? Ah, tempo de vender mais”. Infelizmente o materialismo demonstra como estamos longe dos valores da fraternidade, preconizados pela mensagem cristã. Nem todos aproveitam esse período para fazer uma reflexão espiritual propondo-se às mudanças interiores.

As lições do Mestre, contidas no Evangelho, são como roteiro de bênçãos que nos guia e nos orienta durante toda a nossa existência, convidando-nos ao equilíbrio, a serenidade, ao esforço permanente de renovação e o trabalho no Bem. Essa renovação conseguiremos através da fé, na certeza de que somos amparados e que, apesar das dificuldades, colheremos os frutos da nossa sementeira de lutas. Alegra-nos em saber que muitas pessoas, umas até no anonimato, trazem em sua alma o verdadeiro sentido do espírito natalino, por serem sensíveis às necessidades alheias.

Neste momento, lembro-me do Natal dos meus tempos idos. Naquela época, pelo menos nos sítios e cidadezinhas, não se falava em Papai Noel, presentes e árvores de Natal. O seu sentido era apenas religioso. Assistir a missa do “galo” à meia noite, e ver o presépio montado ao lado do altar. Para mim, ainda criança, como também para toda garotada, era uma alegria, mesmo suportando o sono que nos abatia. O prazer era tamanho diante das figuras da sagrada Família, dos Pastores e dos animais. Todos ali reverenciando a chegada do menino Jesus.

Natal, significa nascimento do Meigo Rabi da Galiléia em nossos corações, nascimento da esperança a cada alvorecer. Sentir que Ele está ao nosso lado, representado no cuidado que dispensamos à nossa família, na criança desamparada que estende os seus braços para nós, nos aflitos da mendicância e em tantas outras possibilidades que temos de auxiliar o nosso próximo. Muita paz, luz e amor em nossos corações!

Neneca Barbosa, 21/12/2015

Neneca Barbosa
Enviado por Neneca Barbosa em 21/12/2014
Código do texto: T5076648
Classificação de conteúdo: seguro