Onde rolam a bola e a festa (26/06/06)

Que inveja dos que estão na Alemanha.

Aprendi com minha mãe que não devemos sentir isso dos outros e com o filme do Brad Pitt, que é pecado. Nota-se, porém, que agora a história é diferente. Não se trata do anseio de ter o que outrem possui ou é. Nesse caso, meu sentimento é perfeitamente justificável, basta voltarmos nossa atenção ao já citado país europeu.

Como vocês bem sabem, a terra de Goethe é a sede da 18a edição da Copa do Mundo de futebol. Evento esse que reúne os mais habilidosos craques do planeta numa emocionante competição entre as melhores seleções do mundo, cada uma tentando alcançar o posto de campeã mundial. Entretanto, a origem de meu pecado original não está exatamente no campeonato em si, mas no que ele representa. Afinal, se quisesse futebol de qualidade, assistiria à UEFA Champions League. Mas não, o nível técnico dos times não interessa (muito). O principal está no povo e não nos atletas; na torcida e não na comissão técnica. Para a maioria dos que lá estão, o que acontece dentro de campo é apenas um detalhe. Ou vocês acham que os trinidenses estavam preocupados com a condição física de Yorke? Que nada. Embora uma vitória na Copa seria algo sensacional, chagar até lá já é uma vitória. Isso pode soar um tanto quanto piegas, mas Copa do Mundo realmente une os povos. Tomemos como exemplo os angolanos. Em meio a uma sangrenta guerra civil, o país parou para ver seus heróis nacionais pela primeira vez na história atuarem em um Mundial. Não à toa o empate contra o México foi muito comemorado Angola adentro.

Lá na Alemanha, o clima é esse: alegria e festa o dia (e principalmente a noite) todo. Brasileiros e argentinos se abraçam e cantam juntos em frente ao estádio, colonizadores e colonizados entornam litros e litros de cerveja juntos, eternos rivais se divertem, sem ressentimentos. Aí está o espírito da Copa, o esporte unindo povos e nações. Vai dizer que não dá uma vontade louca de estar lá e fazer parte dessa festa? Quem sabe na África do Sul...

bbc
Enviado por bbc em 27/05/2007
Código do texto: T503439