Falar de amor
Hoje, passando em frente à praça, em cada ângulo que olhei vi pessoas diferentes, com objetivos e gostos diferenciados. Então, fiquei pensando na forma como a maquiagem pode esconder as imperfeições da pele, mas não da alma. Um sorriso, pode disfarçar uma lágrima, porém não imobiliza a dor. Um olhar diz muita coisa, uma palavra pode ter vários significados. Um amor pode ser expresso de diferentes maneiras, a vida pode ser vivida de vários modos e intensidades. Somos diferentes em tudo ou quase tudo. Entretanto, todos nós, nos identificamos em uma coisa: o desejo de amar e ser amado.
O amor é à base da vida. Filósofos, poetas, escritores, músicos, não importa, falar de amor é o que mais vemos, porém nem sempre entendemos. Das mais variadas idades, etnias, crenças, religiões nunca se ouviu dizer que alguém deixou de falar sobre o amor. Falamos com base em fatos, experiências, observações, sonhos, idealizações. Falamos de maneira torta, pouca lógica, despreocupada, sofredora, apaixonada. Falamos de amor de mãe, pai, irmão, tio, avó, avô... Falamos de amor amigo, de corpo e alma, amor de namorados, de casados, seja qual for à forma nunca deixamos passar sem significado esse sentimento de querer, sonhar, cuidar, se entregar, idealizar, preocupar-se, mas nunca desanimar.
O amor é assim, nos trás esperanças, alegrias, desejos e em seu sentido negativo, trás dor e sofrimento. Amar, não se resume apenas em beijos, abraços ou sexo. Ele é muito mais complexo, envolve carinho, sentimento, cuidado. E quem nunca ouviu falar que o amor também é delicado? Precisamos saber lapidar, nutrir, caso contrário estaremos sujeitos à dor e ao sofrimento.
Quem nunca ouviu falar que existe uma diferença entre amor e paixão? A paixão é intensa, porém ao mesmo tempo frágil, já que o ciúme, o sentimento de posse, a falta de confiança pode desmoronar uma relação. O amor precisa ser calmo, sereno, capaz de suportar as tempestades, afinal quem foi que falou que existem um felizes para sempre, na vida real? Existirão brigas, desentendimentos, crises e reconciliações. Mas, Amor que é amor não se acaba, já a paixão sim.
São tantas as vezes que ouvimos alguém dizer que já sofreu por amor, que chega a provocar medo. Medo de amar, de entregar, de acreditar. Entretanto, tem pessoas que simplesmente não sabem amar. Me questiono por que sofremos. Talvez por criar expectativas demais em quem não sabe ou não soube como demonstrar aquele amor que tanto idealizamos.
As pessoas amam de diferentes maneiras, precisamos compreender, aceitar os defeitos, nos adaptar ao mundo do outro. Essa não é uma tarefa fácil, pelo contrário, porém quando decidimos amar, precisamos correr riscos e aceitar o outro como ele é, sem tirar, nem pôr, afinal o amor transforma sem precisar você ficar apontando isso ou aquilo.
Amar é um desafio. O mundo é repleto de histórias de amor. Umas felizes, outras tristes. Mas a vida é isso! Nossas escolhas nem sempre estarão corretas, nossos caminhos nem sempre serão retos. Se o amor de hoje não deu certo, amanhã talvez outro esteja a sua espera.
O importante na vida e no amor não é o que ganhamos, perdemos ou sofremos, mas sim os momentos, aqueles momentos em que tivemos a certeza que o amor estava presente, que a alegria bateu a sua porta e o o mundo teve um colorido especial. A vida é feita de momentos e momentos não são eternos.