Contágio

O Capitão Penha e o Major Marques estavam no Cairo numa folga de fim de semana. Faziam parte do Batalhão Brasileiro na Força de Emergência da ONU, em Gaza.

Passaram o dia visitando as pirâmides e o Grand Bazar para comprar algumas lembranças para as respectivas famílias.

Se dirigiam à estação de trens para voltar a Rafah quando deles se aproximou um cego conduzido por uma menina. Pediam esmola e Capitão Penha tirou uma moeda do bolso e fez menção de colocá-la na latinha que a menina lhe estendeu. Mas o cego, tateando, quis pegar a moeda e lhe tocou a mão.

Capitão Penha e Major Marques sabiam que no Egito inteiro havia uma enorme quantidade de cegos, cuja doença, o Tracoma, causado por bactéria, era altamente contagioso. A aparência das pessoas acometidas por esse mal é um tanto chocante, as pálpebras ficam inchadas, infeccionadas, e formam-se bolhas Ficavam espantados que isso acontecesse, pois o Tracoma é doença de tratamento relativamente fácil. No Brasil isso já não acontecia.

Capitão Penha ficou extremamente preocupado e na viagem de volta não tocou em nada com aquela mão, até chegar ao destino e poder lavá-la com muita água e sabão.
Aloysia
Enviado por Aloysia em 08/11/2014
Reeditado em 12/11/2014
Código do texto: T5028107
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.