LUPICINEO RODRIGUES, CENTENÁRIO
LUPICINEO RODRIGUES , CENTENÁRIO
Foi numa nota de revista (?) que encontrei a noticia.LUPICINEO RODRIGUES, CENTENÁRIO.
Meu focalizado era gaúcho. Natural de P. Alegre, onde nasceu em Setembro de 1914.Filho de gente humilde, conheceu na mocidade todas as agruras de um viver
limitado pela pobreza, mas como genialidade não escolhe altura social, apenas enseja um local onde possa se revelar, assim foi com Lupicineo. Dentre muitas coisas que fez para sobreviver, duas atividades lhe ocuparam a mente. A música e o trabalho em ambiente de alegria e diversão. Lupi, como também era conhecido, trabalhava em bares, restaurantes, que era o ambiente que lhe proporcionava meios para mostrar seu talento de compositor, de músico e cantor. Com esses ingredientes ele estava no seu ambiente.
Compositor de musicas que traduziam o gosto popular, conheceu seu primeiro grande sucesso com a música,SE ACASO VOCÊ CHEGASSE E NO MEU...
Na década de 40.
Cantaram suas músicas, artistas de expressão nacional, na época, como Fco Alves, Jamelão, e Ciro Monteiro; e entre as intérpretes femininas , figuram as estrelissimas da época, tais as irmãs Batista – Linda e Dircinha- Gal Costa e Elza Soares, Tem mais gente afinada, porque a coleção é grande, mas esses nomes bastam para dar o tamanho do prestigio da música de Lupicineo.
No meio musical e artístico do Rio Grande era igualmente notório seu prestigio tanto que, em Gramado, cidade turística, onde se realizam os festivais de cinema nacional, o teatro onde acontecem os eventos nacionais, leva o nome de Teatro Lupicineo.
Os artistas escritores, poetas e ou músicos,têm uma “vereda” por onde expressam suas tendências.- explico: seus dotes artísticos- A produção artística de Lupicineo é fundamentada no amor sofrido e apaixonado. Sentimento de dor, por isso mesmo é que batizaram Lupicineo como sendo o autor da DOR DE COTOKVELO.
Cito o nome de algumas de suas composições que correram este nosso Brasil, arrancando aplausos e também lágrimas. Quem já não ouviu as seguintes composições – Nervos de aço. Fracasso. Você sabe o que é ter um amor e por fim , mas não por último SE ACASO VOCÊ CHEGASSE...
Com estes recordatórios ficam nossas homenagens ao gênio do artista da música popular, no centenário de seu nascimento,Ele que foi Lupicineo Rodrigues
compositor, cantor e poeta das tristezas e das dores de cotovelo. Também.
Out14