A INÉRCIA
crônica de valdez juval
Intolerável é a inércia quando se apodera do ser humano, deixando-o sem rumo, sem destino, na procura do que fazer, sem ter o que dizer ou sem obter um resultado qualquer.
É como ficar sem fazer nada, com apatia, intolerância, falta de atividade, sem movimento, na rotina, sem ter consciência do que está acontecendo.
É uma resistência passiva à inovação.
A própria Física define como a propriedade que os corpos têm de não poderem, por si, alterar o seu estado de repouso ou o seu movimento.
Fica-se preso a um nada que leva a nada e o torna inútil.
Mesmo tendo o que fazer, a sua mente não trabalha, não desenvolve coisa alguma.
É como ficar parado, sofrendo, sentindo a dor e sem ter como poder ser medicado.
Não existe lenitivo salvo a sua própria força e o propósito de voltar a ser o que era, obrigando-se a uma reação, desabafando consigo mesmo, forçando o cérebro a ser presente, mostrando que ainda se tem vida e ela precisa ser vivida. Na luta para o retorno, desencontros surgirão mas é necessário o enfrentamento correto, preciso, para se atingir a normalidade.
A inércia deverá sempre ser superada em tempo imediato.
A razão deste texto ter sido escrito é por entender que cada vez mais e muito mais rapidamente, o mundo está caminhando para uma alta destruição por não se procurar reagir contra os males que estão afligindo a humanidade.
Cada ser vivo hoje é um portador em potencial para viver no espaço da inercia.