A VIDA ENSINA PELAS ESQUINAS


 
Cresci escutando os sons dos sinos de igrejas barrocas, das matracas, das músicas eruditas de orquestras centenárias; cheirando alecrins e incensos.
Busquei nas cartas e evangelhos dos apóstolos; e nos sermões dos sacerdotes a explicação dos fatos vividos.
Todos os anos era prazeroso assistir e acompanhar as procissões do encontro e do enterro que passavam por aquela mesma esquina com a banda tocando as mesmas músicas.
Isto tudo fazia com que eu visse a vida como algo ligado a alguma divindade.
Até que aos doze anos com a adolescência colocando os meus hormônios em ebulição, perguntei aos beatos e sacerdotes o que Jesus Cristo havia feito dos doze aos trinta e três anos.
A única resposta que tive foi um conselho : Tenha Fé.
Mas o que é Fé ?
Fé em que ?
Tive que procurar sozinho e descobri que Fé é acreditar.
Em minha mente transformei os rituais, sons e cheiros em uma coisa boa que a fé poderia me proporcionar para ir adiante.
Desde a última procissão que assisti naquela esquina eu aprendi a ter fé, a acreditar.
Fé nas palavras de qualquer livro, conversas ou palestras.
Fé que na história de Jesus Cristo existem ensinamentos definitivos e que tornam a vida mais leve.
Fé de que a maldade existente em cada ser humano pode ser superada pela  bondade , o que me leva a acreditar numa vida melhor.
Fé que Deus existe e que está em todos os lugares assim como o sal está em todas as águas dos oceanos.
E que enquanto estiver nascendo pessoas, tenho fé que Deus ainda não desistiu de nós.