LEITOR VIAJANTE

Ler é viajar! E não existe viagem melhor do que no mundo da leitura.

Cada livro que eu lia era uma viagem a mais, um novo roteiro. Cada livro aberto representava um país diferente, um local diferente.

Quer viajar também? Conhecer os cantos mais distantes do globo terrestre? Andar por terrenos inóspitos de países ou planetas longínquos? Povos e costumes diferentes? Paisagens maravilhosas? As profundezas do oceano? Que tal uma viagem no túnel do tempo? Conhecer os hábitos e tradições da antiga Idade Média, numa Europa católica e conservadora? Fazer uma viagem interplanetária a bordo de uma nave espacial?

Saiba que tudo isto é possível!

E não precisa consultar nenhum agente de viagens ou empresa de turismo.

Que tal penetrar nas entranhas do oceano dentro de um submarino, em 20 MIL LÉGUAS SUBMARINAS?

Andar correndo feito um louco pelas ruas movimentadas de Roma, atrás de um assassino cruel, tentando descobrir charadas, em ANJOS e DEMÔNIOS?

Andar pelas ruas empoeiradas da velha Índia, ouvindo as peripécias do menino KIM?

Viajar pela Europa atual, entre velhos templários e bandidos, decifrando os enigmas do CÓDIGO DA VINCI?

Viver um mundo de magias e peraltices, curtindo as artimanhas de adolescentes na trilha de HARRY POTTER na Escola de Hogwarts?

Voltar no tempo, perdendo-se nos labirintos de um mosteiro medieval, em busca de um assassino sanguinário e fanático, que mata em nome de Deus, em O NOME DA ROSA?

Perseguir um assassino pelas charnecas inglesas, em O CÃO DOS BASKERVILLE?

Enfrentar gângster em uma América sem lei em O PODEROSO CHEFÃO?

Viajar em um trem que cruza a Europa Central com um matador a bordo, em O ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE?

Passar os dissabores e aflições durante a Primeira Guerra Mundial, participando de um campo de batalha, em NADA NOVO NO FRONT?

Descobrir velhos nazistas percorrendo toda a Alemanha, em O DOSSIÊ ODESSA?

Correr atrás de um matador de aluguel pela Europa inteira, tentando impedir que o presidente francês Charles de Gaulle seja assassinato, em O DIA DO CHACAL?

Sentir as agruras e desventuras provocadas pela seca no Nordeste, em VIDAS SECAS?

Cavalgar pelo sertão semiárido mineiro, entre coronéis e jagunços, sentindo a paixão platônica de Diadorim, em GRANDE SERTÃO: VEREDAS?

Conhecer um mundo alegre e cheio de esperança e bondade, na visão de uma criança encantada, em O PEQUENO PRINCIPE?

Descobrir os truques do comércio de da vida, viajando em caravanas de camelos pelo deserto arábico, em O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO?

Sentir o fogo da paixão em O OUTRO LADO DA MEIA-NOITE?

Chorar as dores da separação entre amigos e irmãos no conturbado Afeganistão antes dos talibãs, em O CAÇADOR DE PIPAS?

Passar as dores provocadas pelo tratamento machista dado às mulheres pelos homens de Cabul, na aridez afegã, em A CIDADE DO SOL?

Aprender Matemática com a história dos grandes matemáticos, saindo das estantes de uma biblioteca no subúrbio de Paris, em O TEOREMA DO PAPAGAIO?

Questionar a existência de um criador supremo, em ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?

Voltar aos recantos de uma fazenda, onde os bichos expulsam os proprietários e implantam um socialismo perverso, em A REVOLUÇÃO DOS BICHOS?

Numa ilha perdida do Pacífico, numa experiência real com crianças, perceber que a maldade já nasce com os homens, em O SENHOR DAS MOSCAS?

Que tal descobrir as profecias de um mundo moderno e diferente, em ADMIRÁVEL MUNDO NOVO?

Viver os encantos da floresta, entre índios e a natureza preservada, ao lado de IRACEMA, a virgem dos lábios de mel?

Navegar sobre as incertezas das ondas atrás de um peixe apenas, em O VELHO e O MAR?

Conhecer a pobreza em terras americanas no período da Grande Crise de 1929, viajando em busca de pão, terra e trabalho, em AS VINHAS DA IRA?

Na Segunda Guerra Mundial, ser aprisionado em campos de concentrações nazistas e sofrer torturas na alma, em HOLOCAUSTO?

Andar pelas matas virgens do vale do Ribeira e percorrer o seco sertão baiano, com Lamarca e seus rebeldes, em LAMARCA, O CAPITÃO DA GUERRILHA?

Peregrinar pelo interior de um Brasil arcaico, descobrindo um amor à La Romeu e Julieta, em INOCÊNCIA?

Pelo Nordeste brasileiro, sentir as tristezas de um órfão na imensidão dos canaviais, em O MENINO DE ENGENHO?

Descobrir um amor eterno de um deus por uma simples mortal terrestre, viajando por entre as galáxias, em YARGO?

Percorrer o interior das florestas sul-americanas atrás de um líder revolucionário que queria mudar o mundo, em O DIÁRIO DE CHE?

Nas ruas e becos de uma Moscou czarista, conhecer os planos e sonhos dos comunistas soviéticos, em OS 10 DIAS QUE ABALARAM O MUNDO?

Pelas ruas do Rio de Janeiro, acompanhar "Sherlock Holmes" e seu fiel escudeiro Watson, à procura de um violino desaparecido e um criminoso à solta, em O XANGÔ DE BAKER STREET?

Cruzar as águas mediterrâneas, afundando embarcações inimigas ao lado de combatentes aliados, tentando romper fortalezas inexpugnáveis, em OS CANHÕES DE NAVARONE?

Pelas ruas de Santiago, sofrer as perseguições da ditadura militar chilena, em A CASA DOS ESPÍRITOS?

Conhecer as agruras da morte, narrada por ela mesma, pelas terras de uma Alemanha devastada pela guerra, em A MENINA QUE ROUBAVA LIVRO?

Sofrer os horrores num campo de concentração nas páginas de O MENINO DO PIJAMA LISTRADO?

Numa casa da colina, em solo americano, encontrar Deus em A CABANA?

Viver como uma barata, presa num quarto de dormir, em A METAMORFOSE?

Conhecer a história da humanidade, desde o princípio até hoje, na visão econômica de A HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM?

Compartilhar a dor sofrida pelos povos nativos americanos explorados desde os descobrimentos, sentindo o sangue ferver nAS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA?

Descer o Mississípi, correnteza abaixo, numa canoa furada, em AS AVENTURAS DE TOM SAWYER?

Sentir a dor da escravidão em terras norte-americanas em A CABANA DO PAI TOMÁS?

Isolar-se do mundo, perdido em uma ilha deserta junto com ROBINSON CRUSOÉ?

Viajar DE MOTO PELA AMÉRICA DO SUL - DIÁRIO DE VIAGEM, de carona com Che Guevara e conhecer o sofrimento de um povo explorado, sugado até a alma.

Esconder-se em porões e sofrer a dor da opressão nazista em O DIÁRIO DE ANNE FRANK?

Caso queira viajar, basta caminhar até a Biblioteca mais próxima, escolher um livro e iniciar sua jornada. A cada página aberta, um mundo novo se abre ante os seus olhos. Seguem-se as linhas do texto como se fossem elas uma trilha conduzindo o leitor a um lugar distante, acolhedor ou hostil, dependendo de enredo do livro. Em cada momento, a mente se abre para criar imagens que ficarão guardadas eternamente no baú da memória.

Na leitura, tempo e espaço praticamente não existem. O leitor é um eterno viajante, passeando na cauda do tempo em busca de ação e aventura, pronto para aterrissar em qualquer lugar do planeta ou até em um planeta qualquer.

Ler é viajar. É conhecer novos mundos. É ultrapassar as paredes do quarto e se embrenhar em florestas, matas e cidades além do nosso habitat. Assim como o pintor cria um mundo dentro de uma simples tela, o escritor cria, em cada conjunto de letras, um panorama na mente leitora, com tal profundidade, que ainda que passem os anos e a vinda à velhice, continuará gravada no âmago do leitor. Quem lê dificilmente esquece porque as engenhosidades dos fatos ficam marcadas no fundo da memória. Pura criação: do escritor e do leitor. Uma simbiose perfeita.

Incrustado nas paredes da alma, o livro lido parece um amigo fiel e companheiro, que nos segue através do tempo, indo além da eternidade, rebuscando antigas lembranças.

Um livro. Palavras que se fundem em imagens, se confundem e nos conduzem a lugares jamais visitados. Se quem encontra um amigo encontra um tesouro, quem lê um bom livro, acaba encontrando os dois ou mais.

Da primeira até a última página, um caminho percorrido. Embarque nesta viagem.

Um livro nas mãos e um mundo novo na cabeça.

Cada livro é um bilhete de passagem, de ida e de volta.

Então, BOA VIAGEM!

Jonas De Antino
Enviado por Jonas De Antino em 22/08/2014
Código do texto: T4932323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.