When the Saints Go Marching in
Saint Louis, bela cidade americana. Foi lá que conseguimos ver, não tem muito tempo, o grande Chuck Berry, um dos pais do rock, num maravilhoso show num bar local.
Pois foi em Ferguson, condado de Saint Louis, EUA, que um jovem negro de 18 anos, que iria ingressar na universidade, recentemente foi morto por um policial branco. Segundo o que consta, Michael Brown e Dorian Johnson “caminhavam de regresso à casa quando um oficial lhes pediu que deixassem de andar pela estrada e fossem para o passeio”. Como não foi atendido, o policial teria disparado, fazendo com que os dois se preparassem para fugir. Ao ouvir um novo disparo, Michael virou-se e levantou as mãos. “O agente aproximou-se e lhe deu um tiro no peito”.
Qualquer semelhança com o que cansa de acontecer no Brasil, ou no Rio de Janeiro, sobretudo em nossas favelas, não será mera coincidência. Apesar de não contarmos com o maior poderio bélico/nuclear do planeta e nem com os maiores avanços tecnológicos de que se tem notícia. E ainda não contarmos também com um presidente negro.
Rio, 17/08/2014