José era dono de uma venda no interior paulista, todo ano comprava uma casa nova e apesar de sua aparência miserável ele possuía muito poder aquisitivo, quando descobriu que já cumulara uma enorme fortuna mudou completamente seu estilo de vida. Se antigamente era ignorante agora volta a estudar começou a fazer leituras extensas, se politizando, se mantendo atualizado, parou de trabalhar tanto quanto anteriormente contratou novos funcionários para trabalhar na venda que se tornara um supermercado e não parava de crescer, comprou roupas novas para aproveitar seu tempo livre, todos que viam o José mudando de vida completamente pensavam “quem diria aquele garoto que vendia laranjas numa tábua agora é dono de um supermercado”. Em suas mentes não se passava o quanto José economizou guardando os aluguéis absurdos que cobrava de suas dezenas de inquilinos e dando trocos injustos, mas não dava troco faltando a qualquer um, somente para as crianças que não sabiam calcular e iam comprar doces em sua venda, e aos idosos que a memória e a visão falhavam no momento de conferir o troco. Além disso, José vendia seus produtos por um preço um pouco elevado, já que era a única venda no bairro todos os moradores tinham de comprar lá, ou então percorrer quilômetros para comprar qualquer coisa que fosse.

Thinho Ribeiro
Enviado por Thinho Ribeiro em 18/08/2014
Reeditado em 08/09/2017
Código do texto: T4926904
Classificação de conteúdo: seguro