A ARCA DE NOÉ
A Arca de Noé
De acordo com a Bíblia a maldade havia tomado os corações dos homens e Deus resolveu destruí-los.
Na Bíblia a data do dilúvio é 2348 a.C. exatamente 1652 anos após a criação da terra no ano de 4000 a.C. e o relato atesta que Deus avisou Noé 100 anos antes de ocorrer o dilúvio, quando Noé tinha aproximadamente 500 anos de idade, ou seja, quando o dilúvio começou Noé tinha 600 anos de idade.
Deus então ensinou a Noé como construir o grande barco; precisamente cada dimensão, altura, largura, o tamanho das baias, proporcional a cada casal de animal, etc.
É deprimente saber que atualmente ainda existam pessoas que acreditam na lenda da arca de Noé. No Colégio Marista, onde estudei, tínhamos aula de religião e rezávamos o terço todos os dias; era vergonhoso como apresentavam esta estória, não era permitida nenhuma pergunta, era escutar e aceitar. Hoje os questionamentos sobre os absurdos religiosos tornaram-se constantes e implacáveis. É de se lembrar que a Bíblia deve ser interpretada e não seguida ao “pé da letra”. Mesmo assim, ainda não entendi qual a moral deve ser extraída desse conto.
A ridícula estória é o conhecido ataque de mau humor de Deus que, de repente, se arrependeu de ter criado a humanidade e decide assassinar a todos, afogando-os em um dilúvio global.
Gênesis 6, 6: Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gênesis 6, 7: E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei da face da terra; desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
O relato já começa com uma burrice ou sadismo. Se Deus é onipotente, porque não fez todos desaparecerem de uma só vez e reconstruiu tudo novamente? Mas não, tinha que ser com sofrimento, mostrando todo o amor celestial, ao desconsiderar e assassinar de forma agonizante milhões de seres vivos sem pensar que as crianças, animais e plantas não tinham nada a ver com suas acusações.
- De onde saiu tanta água e para onde foi depois, já que a Bíblia diz que inundou até 8m acima do Monte Everest que tem 8.848 metros de altitude?
- Como alojaram cerca de 10 bilhões de seres vivos existentes? Lembre-se que o Titanic, por exemplo, alojava 3500 pessoas.
- Como alimentaram esses bichos? Um casal de leões precisa de 10 kg de carne por dia, um casal de elefantes de 200 Kg. Seriam necessárias toneladas de alimentos por dia.
- O que comeram os casais de carnívoros quando desceram da arca? O leão nunca teve vontade de dar uma mordidinha na zebra ou viraram vegetarianos durante o dilúvio?
- A arca era climatizada? Senão como os ursos polares, pinguins e outros animais dos polos sobreviveram?
- Como chegaram os animais de outros continentes até a arca?
- Como era feita a higiene?
- E os animais que vivem em colônias, como abelhas e formigas, foram levados, só um casal de cada também?
- Como foi construído um barco de madeira de 130 metros de comprimento com uma tecnologia de milênios atrás se o maior barco de madeira construído não passou de cem metros e ainda usava estrutura de ferro?
- Porque não acharam os restos da arca se sabem onde parou?
- Por que não existe registro geológico de nenhum dilúvio universal?
- Conforme a cronologia bíblica, o dilúvio teria ocorrido há cerca de 4.000 a 4.500. Então de onde surgiram os negros, asiáticos e índios?
Alguns colégios passam longe desta coisa cheia de impossibilidades que nem como metáfora serve, pois qual seria a mensagem? Que Deus é vingativo? Isso não deveria nem ser apresentado para crianças.
Nas aulas de religião, quando alguém ousava pergunta sobre esse conto, a resposta dos brilhantes mestres era: “COM DEUS SE PODE TUDO’’; e compreensivelmente encerravam as explicações.
Os contos bíblicos são quase todos risíveis, mas esse é considerado o segundo mais estúpido, somente perdendo para o episódio de Jonas e a Baleia.