A Justiça pede Socorro!

A Justiça pede Socorro!

O microfone está aberto para todos aqueles que ainda acreditam na justiça, na polícia brasileira. A sociedade clama por justiça, o cidadão implora por segurança! Perdemos dia após dia o direito de ir e vir. Nossa liberdade “garantida” pela constituição está sendo corrompida e nada é feito.

Sonhamos com um país onde possamos viver tranquilamente. Mas o que temos é um país mergulhado no caos das desigualdades, da corrupção, da insegurança e da criminalidade. A grande maioria dos brasileiros vivem numa verdadeira guerra. Guerra pela sobrevivência, pelo direito à segurança, guerra contra a corrupção, contra a criminalidade, contra a impunidade que se alastra como vírus e para os quais não encontramos nenhum tipo de vacina.

A justiça é burlada pelas próprias leis. Os ciclos viciosos da corrupção, da impunidade e da criminalidade permanecem intactos. O que esperar então do futuro se o que vemos são inocentes prisioneiros do medo e alvos da marginalidade num país de leis falhas?

A sensação que temos é que a justiça protege o bandido e não a sociedade. Que só há segurança e direitos humanos para o criminoso, que não é um mero ladrão, mas um criminoso hediondo, um bárbaro que sequestra, violenta e mata sem nenhuma piedade.

Perguntas que não querem calar: Onde está a verdadeira justiça quando mulheres, crianças são violentadas ou mortas? Onde estão os direitos humanos quando uma família sofre pela perda brutal de seus entes queridos, sem que lhes seja dado o direito de sepultar seus corpos?

Que justiça é essa que permite direitos aos criminosos com tamanha frieza? E onde estão nossos governantes que nada fazem para mudar as leis criminais no Brasil? Quantas famílias ainda precisarão sofrer? Quantas vidas ainda precisarão ser ceifadas para que nossos, governantes, deputados, senadores, presidentes e o próprio judiciário entendam a gravidade da criminalidade no Brasil e a urgência de se reformular e criar leis que protejam o cidadão e punam verdadeiramente os criminosos?

A justiça e a polícia brasileira estão fragmentadas, completamente cegas de braços e mãos atadas. Totalmente arcaicas.

Desarma-se a sociedade, enquanto o bandido permanece armado e ainda mais perigoso. Em contra partida, nos tornamos reféns do medo.

A polícia não consegue mais dar conta da criminalidade, cansou de brigar por justiça. Ela jogou a toalha e pede por justiça. A justiça pede socorro!

Ou mudam-se as leis neste país para que se pratique uma justiça eficaz e coerente, trabalhando as bases para que haja oportunização para todos ou a justiça tornar-se-á injustiça e o cidadão tornar-se-á efetivamente prisioneiro da criminalidade.

Anne Monteiro
Enviado por Anne Monteiro em 07/05/2007
Reeditado em 18/11/2009
Código do texto: T477867
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.