A EDUCAÇÃO QUE VEM DE BERÇO


Educar é um ato cultural que deve ser ministrado ao ser humano, desde o primeiro momento de sua vida. Ao ser colocado no berço o bebê deve receber sua primeira lição disciplinar, ou seja, uma amamentação adequada sem exagero e dosada na medida e horário certos. A personalidade de um indivíduo é formada de acordo as regras da educação que ele recebe. E esta não só é uma responsabilidade, como também um dever dos pais. O meio ambiente onde se é criado molda o ser humano. Seus hábitos e comportamentos são espelhados em seus monitores, no caso a sua família, este espelho são os pais, ninguém nasce sabendo, nem será bom ou mau, por si mesmo, sua maneira de ser, saber, e agir, depende de seu aprendizado, daí a grande necessidade de haver paz e harmonia no seio familiar. É de uma família bem estruturada cívica e moralmente que surgem
recursos humanos capacitados para gerir e dirigir a sociedade sociocultural e política em que vivemos.
Sou comerciante a mais de quatro décadas aqui no distrito do Engenho, tempo mais do que suficiente para observar os hábitos e as mudanças culturais que vem ocorrendo na educação, a cada geração que se sucede.
A escola Maria Guerra é única no distrito. Foi fundado por meu avô Guilhermino, no ano de 1.917,ela foi a semente que deu origem a nossa Vila. Nela estudaram meus pais, eu, meus filhos e meus netos. Atualmente no quesito de adequação ao sistema de ensino, ela não deixa nada a desejar. Mas com seus 210 alunos, a diretora, professaras, e serventuários, enfrentam sérias dificuldades com a deseducação cometida por um certo número de pais, que deixam a desejar na tão fundamental educação de berço.
A escola fornece uma merenda farta e nutritiva, cabe aos pais educar os filhos, preparando-lhes um café da manhã, para que eles sigam bem alimentados para a escola, e aguardem educadamente o momento de receberem seus lanches no horário adequado. Ao invés disso, os pais dão dinheiros aos filhos o suficiente para comprar uma diversidade de guloseimas prejudicial à saúde. Chicletes bombons salgadinhos, e outros, aos montões. De nada adianta a luta das professoras na educação dos alunos que além de se alimentarem mal, ainda atiram o lixo nas ruas desobedecendo à orientação de suas mestras.
Está mais do que comprovado o empenho do corpo docente da escola, na van tentativa de solucionar o problema, que infelizmente aumenta a cada ano letivo.
Com certeza vou encontrar alguém que diga, estar eu, metendo o bico onde não sou chamado, mas não tem como, eu, viver em uma comunidade sem me preocupar com as questões sociais. Doa em que doer, esta é a minha opinião.
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 16/04/2014
Reeditado em 20/04/2017
Código do texto: T4770862
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.