Imagem Google
 
Escolas desviam o futuro! 


No Brasil há casos de alunos de 10 a 12 anos ou mais que não sabem ler e escrever e, mesmo assim, são aprovados e seguem no ciclo estudantil. Nada sabem e são aprovados! (1)

É com imensa tristeza assistimos a metodologia de ensino escolar alunos não mais precisam tirar notas para serem aprovados. Não precisam esforçar para terem méritos e muitos casos os discípulos (alunos) são “mais importantes” que os mestres (professores), um desvio de bases, fundamentos, valores e princípios.

O mundo é feito pelos que sabem fazer. Para prestar algum serviço é preciso saber servir e fazer. Para ser empresário ou trabalhador é preciso saber servir e fazer. Compra, contrata e paga-se a alguém que saiba fazer. O que as escolas ensinam a fazer?

Nem se quer sabem ler e escrever. Para que servirão? Não serão empresários! Não terão empregos! Não saberão servir. Serão incapazes, marginalizados...  precisam sobreviver. O que farão?

Por que os jovens se drogam, pervertem, roubam, revoltam? A resposta é simples, não é porque estão descontentes, é porque lhes falta sentido para a vida e não sabem fazer o que a sociedade precisa.

Não há como compreender a atual metodologia de ensino, se os alunos não aprendem, por que passam de ano? Nada sabem! Se nada sabem, então, a metodologia não serve. Perdem milhões de milhões de recursos financeiros; perdem-se mestres; perdem-se o precioso tempo: dos professores, da sociedade, dos alunos. E o pior perderá a cultura.

Essas perdas serão levadas para a sociedade em todos os aspectos sociais e o futuro ficará comprometido. Pois a riqueza de uma sociedade é construída pelos que sabem, mas, infelizmente, a escola forma os que não sabem. Como será o sustento dos atuais mestres, dos adultos de hoje, da sociedade, dos governantes em suas velhices por seus aprendizes? Que país se terá nos próximos 30 anos?


Por outro lado, é estranho ver a palavra "educação" nas escolas primárias. No último dia de estudos vemos que os discípulos (alunos) recebem um diploma de formatura: engenheiro, advogado, contador, etc. Estão formados para exercerem uma profissão. Não existe escola que fornece diploma de educação ou de educado. Enganam os pais que acham que seus filhos serão educados na escola e, com isto, não os prepara para vida.

Educação x Formação! É preciso rever os conceitos atuais das escolas que se dizem educadoras e efetuar uma verdadeira formação da metodologia de ensino no país.
 
 (1)
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/02/mae-implora-para-escola-reprovar-aluno-de-10-anos-que-nao-sabe-ler.html

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2014/02/professor-descobre-que-dois-alunos-da-6-serie-ainda-sao-analfabetos.html
 
Obs. Este tema não relaciona com os textos do site, no entanto, foi inserido devido à sua importância.
 

 
José Humberto C Soares
Enviado por José Humberto C Soares em 10/03/2014
Código do texto: T4722678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.