CARNAGRACIOSA
Abram alas! O bloco da alegria vai passar! Começou a maior festa popular do planeta! Profana para muitos, sagrada para milhões de foliões. Até quarta-feira de cinzas, muito samba no pé e na cabeça mé! Mamãe eu quero mémé! Ninguém segura essa loucura. No Samba na Lagoa, republica da Perereca, carnavalescos da mata Graciosa, se reuniram para o grito de carnaval. Mestre sala Macaco, 70 anos, presidente de honra da escola de samba “Vai ou Racha”, grande campeã na década de noventa, ao lado da Unidos da Fhiló, Fuzarca, Mocidade Dependente do Papai. Macaco acalmou os foliões bravos com a não realização do carnaval de rua:
- Vamos sambar do mesmo jeito, se não tem carnaval de rua, vamos para o salão matar a saudade daqueles tempos de um carnaval mágico, alegre... As marchinhas, o suor entre confetes e serpentinas, os amores repentinos... Ai que saudade da Gazela!
Veado presidente do bloco Trenzinho da Alegria, diz:
- Do jeito que o carnaval de rua vem sendo realizado há alguns anos, é melhor não ter. Sem criatividade e resgate da memória dos grandes desfiles que já prestigiamos na Graciosa. Recordo o Veado da Montanha destaque da escola de samba “Rosas de Ouro” da vizinha São Simão, arrebentando na Praça da Matriz!
Sapo do bloco do Brejo concorda:
- Com criatividade, resgatam-se os blocos carnavalescos, atraindo milhares de turistas. Durante o ano nas escolas, jovens despertariam habilidades e talentos, criando temas e fantasias para os blocos carnavalescos contarem nossa história, estreitando o individualismo. Somando inclusão e diversão. A história do carnaval é um carro alegórico, cheio de uma gente contente que atropela inutilmente, todo àquele que a néga.
O sábio Sabiá gorjeia:
- Aqui na mata Graciosa é difícil manter tradição, alguns eventos ainda são realizados por obrigação, e não por preservação da memória e respeito às várias manifestações culturais. É dançar na contra cultura do tempo.
Gambá quebrou o clima e esquentou o Samba na Lagoa:
- Perereca arrepia essa bagaça, dá um tapa na Macaca e lança esse perfume para o alto! Vou botar meu bloco na rua!
Essa turma não amansa nunca, vão pular sempre! Viva a festa da carne!
PS- Divirta-se com moderação. Faça como a Galinha. Cuide bem de seu Pintinho, bota camisinha nele, na hora do fervo, vai fazer calor! CUIDAIDS!