educadores e educandos crescendo juntos
PEDAGOGIA EDUCACIONAL
EDUCADORES E EDUCANDOS CRESCENDO JUNTOS
Três aspectos da educação
1 PESSOAL – 2 – SOCIAL - 3 – CULTURAL
1 – PESSOAL – O educando é uma pessoa e não uma coisa ou objeto. Ele é um sujeito dotado de atividade, personalidade e criatividade. Ele pensa e age seguindo a formação que vem obtendo desde a mais tenra idade. A educação deve promover, fazer com que o educando se autopromova. O educador não comunica a “verdade”, mas coloca o educando em condições de encontrar a resposta por si mesmo. Ante de tudo, a educação é uma autopromoção da personalidade do educando e do educador.
2 – SOCIAL – Seja como fato ou como objetivo. Em primeiro lugar o fato: A educação é um acontecimento eminentemente interpessoal e social, pois envolve pelos menos duas pessoas, educando e educador. Em segundo lugar, como objetivo, porque entre as finalidades primeiras a que a obra educativa se propõe está incluída a de fazer-nos conhecer os outros e hatibuar-nos a conviver com eles, em harmonia, para a realização de um bem superior comum a todos. A educação socializa o individual, pois a nossa vida pessoal explica-se em uma vida social. Certamente pode haver uma vida social que, no máximo, ignora ou sufoca a vida pessoal e é isto que deve ser evitado. O fim primeiro da educação é obtido agindo sobre cada sujeito e não sobre o grupo.
2 – CULTURAL – A educação transmite à pessoa os valores culturais elaborados pela humanidade, no decurso de gerações, transformando um ser inculto num ser que pode contribuir para o progresso da civilização na qual nasceu.
Estes três aspectos da educação são interagentes, visto que formar a personalidade do sujeito significa promover a sociabilidade, a cultura e a civilização. A educação faz com que o sujeito participe dos progressos da própria humanidade.
Assim sendo, a finalidade educativa consiste: 1 - na realização da personalidade entendida como afirmação da individualidade e originalidade de cada um. 2 – na capacidade de participação na vida social. Esta centralidade da pessoa e indivíduo nem sempre constituiu o ideal educativo dentro das várias etapas históricas da educação. Por isso ainda há educadores que acham que sabem mais do que os educandos, o que na realidade eles têm são mais técnicas do assunto estudado. Em outras palavras, saímos do extrínseco teórico para entrar no ativismo pedagógico.
Acácio
A partir de hoje, estou lançando diariamente, artigos filosóficos sobre educação, ética, moral, estética, lógica, antropologia, lingüística, coisas que nos circundam todos os dias. Aguardem.