Notícias de Ontem
se você quiser se alegrar
ou se entristecer,
é só pegar um jornal para ler
Ontem o Leonardo Moura segurando a taça que ele não sabia se conseguiria. Não se contendo em tanta alegria. Merecidamente, pelos mais de 7 anos como titular da equipe. Que no nosso caso, pelo menos, a gente começa a se emocionar ao escutar a introdução do hino. Belo triunfo, bela conquista. VENCER, VENCER, VENCER, é o que se lê numa de nossas camisas. É o que se ouve no hino.
Também é emocionante, e razão para nos lembrarmos de muita alegria, ver a foto de dois monstros sagrados. Botafoguenses, de fato, mas antes de tudo heróis brasileiros. Nilton Santos, falecido ontem, e Mané. O segundo, pra nós, o máximo do que pode haver em termos de um jogador de futebol. Um anjo.
E depois, como não podia deixar de ser, razões para se entristecer. Quando lemos que o “Colégio São Bento volta atrás e diz que não passará a receber meninas”. É a habitual e imorredoura intolerância da Igreja. Que se opõe a tudo que tenha a ver com avanço. Que acha sempre preferível o retrocesso. Que se opõe ao pensamento. Prefere o processo. Como o de Saint Joan. Uma das instituições responsáveis pelo tímido progresso brasileiro. Mas é sempre bom lembrarmos que existem outros colégios. E que no fundo ícones têm a perenidade de castelos de areia. Você pode ter um título da USP, da Sorbonne ou de Harvard e estar preparado muito mais para apavorar(d) do que para construir.
Rio, 28/11/2013